Bom Dia a todos!
Na primeira aula prática de EDP3 tivemos noções de fotografia ligada a microscopia, como conseguir um bom registro a partir de ajustes do microcópio e treinamos posteriormente sobre alguns materiais como um nucleo interfásico (40x), raiz de cebola em anáfase (40x), folha de elódea (40x).
A professora Flávia Lima mostrou a importância do registro fotográfico e como a câmera auxilia no registro do que é observado.
Utilizamos um microscópio óptico adaptado com hastes acopladas ao principal para vários observadores (total de 4 por vez). A prof. Flávia explicou algumas partes do microscópio importantes uma boa fotografia, como o ajuste do condensador que dá focaliza a fonte de luz, como diminuir o fundo amarelo da foto, ajuste de altura, entre outros.
Logo após treinamos as técnicas ensinadas em outros matériais, a exemplo temos:
6 comentários:
Grupo: Pedro Gomes, Jéssika Borges, Amanda Cintra, Jacqueline Hipolito, Ana Carolina Roque, Tatiane Barbosa.
Anáfase – Célula do tecido da raiz da cebola
(fonte: arquivo pessoal)
(Zoom 8X câmera, 40x microscópio / Células da raiz de Cebola)
Durante essa empreitada de produzir material para o blog, a dificuldade começou logo no momento de fazer as fotos. Nossa falta de experiência pesou até no momento de acertar a posição da lente das máquinas ao se encaixarem no microscópio. Escolhemos esta foto pela nitidez das estruturas que queremos mostrar. Então testamos cada zoom, de cada câmera aleatoriamente.
A foto escolhida foi tirada de uma lâmina que foi preparada pela professora Vera Lúcia Bonfim no dia 22/03/2012. Está exposto o corte de uma raiz de cebola, com zoom óptico de 40x, junto com o da câmera de 8x. Na seta, esta visível um processo de divisão celular chamado Anáfase (Ana, movimento), onde ocorre a ruptura do equilíbrio metafísico com a separação e migração das cromátides, que agora passam a ser chamados de cromossomos filhos. Durante esta migração, os microtúbulos das fibras cinetocórias encurtam por perda de dímeros de tubulinas nas extremidades polares, e assim aproximam os cromossomos filhos dos pólos.
REFERÊNCIA
JUNQUEIRA. L C,et. AL. Biologia Celular e Molecular. 8ª Edição 2005. Editora: Guanabara.
Grupo:
Jade Luiza
Larissa Rossetto
Marcelo Warys
José Augusto Tanaka
Pedro Palermo
Clea Ferreira
Rogério Amaral
Foto:
Desculpem, com a falta de prática acabei postando coisas no lugar errado. E no momento não consigo apagar.
Larissa
Boa tarde pessoal!
De modo geral gostei da postagem de vocês, mas fiquei com algumas dúvidas sobre como replicar o procedimento que vocês fizeram.
Senti falta do procedimento em si: formas de utilizar a lâmina e qual seria a mais adequada; quais as dificuldades iniciais e de que maneira elas podem ser sanadas, ou ao menos diminuídas...
Ou seja, senti falta do detalhamento do caminho percorrido para que demais pessoas também tenham a oportunidade de realizá-lo.
Abraços
Boa tarde Larissa e demais integrantes do grupo!
Aprender a utilizar o blog é também um dos objetivos da disciplina.
E estamos aqui justamente para aprender e compartilhar nossos aprendizados que, certamente, incluem erros!
Abraços e até a próxima postagem!
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