quinta-feira, 29 de março de 2012

Fotografia na Microscopia


Olá pessoal,

Vamos dividir com vocês um pouco sobre os conhecimentos que diz respeito a fotografia na microscopia óptica.
Vamos ressaltar a importância da fotografia na microscopia, falar um pouco sobre o modelo do microscópio que tivemos contato e das laminas que foram analisadas.

* Importância da fotografia
A fotografia é uma ferramenta que pode aproximar o mundo microscópico da educação e da ciência, facilitando a compreensão e a análise do mundo microscópico por meio do registro fotográfico.

* Os microscópicos utilizados
Microscópio Óptico - Olympus Bx41
Aumentos- 4x ; 10x ; 40x ; 100x  
Na primeira parte da aula, foi apresentado um microscópico óptico que continha 5 oculares possibilitando a analise em grupo de uma lamina de raiz de cebola.
Durando a analise dessa lamina foram feitas ressalvas a respeito das estruturas diferenciadas que o microscópio apresenta, como foi dito, uma delas é a presença de 4 oculares ligadas a um microscópio, o microscópio apresenta também uma seta que proporciona a mudança de cor podendo ser vermelha ou verde, dependendo da coloração da lamina.
Um ponto importante citado na aula é a influencia da iluminação adequada para que se obtenha uma boa fotografia, além disso, é necessário centralizar o objeto para que possa-se obter uma fotografia de qualidade.
Além do microscópio óptico de 5 oculares utilizamos o microscópio comum para a aplicação das técnicas de fotografia. 

* As laminas
Foram analisadas diferentes laminas (sangue-hemácias ; elódia e cebola) em aumentos de 4x, 10x, 40x e 100x (100x somente a hemácia).
A primeira imagem  é uma foto microscópica de uma amostra de sangue
Estruturas presentes; Hemácia, Hematófilo e Linfócito
Aumento 100x - microscópio óptico
A segunda imagem é uma foto da porção de uma cebola
Estruturas presentes; Células com núcleo interfásico  Aumento 40x - microscópio óptico
o vídeo ilustra a movimentação dos cloroplastos em uma 
célula de elódia.
 Microcopio ótico ; Aumento 40x

Essa experiência foi possível através da orientação dos ministrantes da disciplina de estudos e desenvolvimentos de projetos 3, tanto o texto quanto as fotografias e o vídeo  foram obtidas ao longo dessa aula, os materiais aqui exibidos são de autoria do grupo e foram escolhidas por apresentarem melhor nitidez e exemplificação das estruturas

Até a próxima publicação.



Elis Laura P. Garcia; Luciana M. Oliveira Barbosa; Mariana Mendes P. Azevedo; Maryssa F. Zecchin Simões; Marilu; Mateus George

REFERENCIA : JUNQUEIRA. L C,et. AL. Biologia Celular e Molecular. 8ª Edição 2005. Editora: Guanabara.

Um comentário:

Cecília disse...

Boa tarde a todos!

Muito interessante apresentarem não só as fotos produzidas em aula, mas também a foto do material utilizado. Entretanto, fiquei com algumas dúvidas quanto ao procedimento em si. Por exemplo, vocês mencionaram que uma iluminação adequada é fundamental para uma boa fotografia. Mas fiquei com a dúvida: de que maneira posso obter esta iluminação? Existe uma lâmpada específica (branca ou amarela) ou a posição do microscópio frente à lâmpada já é o suficiente?
Outra coisa, ao adicionarem um vídeo fiquem atentos a todo ele (imagem e som). Achei a ideia muito válida, mas é necessário ter cuidados com o áudio, pois isso pode atrapalhar sua apresentação em sala de aula.

Abraços