Bom dia!
A primeira aula prática de EDPIII teve como objetivo ensinar os alunos maneiras de tirar fotografias com qualidade no microscópio. Iniciamos com um embasamento prático pela professora Flávia, a qual demonstrou o que devemos fazer e quais partes do microscópio manusear para auxiliar na próxima etapa da aula. Para registrar as fotos, utilizamos duas câmeras com diferentes zoom. Escolhemos a que estava mais nítida, embora não tenha ficado de alta qualidade devido á nossa dificuldade inicial no manuseio da câmera e da falta de prática.
A fotografia escolhida mostra as células da raiz de um cebola, onde encontramos uma célula em metáfase, apontada pela seta do microscópio. Nessa etapa da divisão, os cromossomos atingem o estado de condensação máxima e assim as duas cromátides se tornam visíveis ao microscópio de luz. Inicialmente essa fase é definida pelo alinhamento dos cromossomos na região central da célula. A figura abaixo demonstra detalhadamente essa observação (zoom 4x câmera, objetiva 40x, ocular 10x).
JUNQUEIRA, L. C; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.181.
Célula em metáfase da raiz de uma cebola
(foto: arquivo pessoal)
Grupo: Alan Assunção, Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Bacalá, Gabriela Lima e Laís Milagres.
Um comentário:
Boa tarde pessoal!
Muito interessante a proposta desta atividade, fiquei curiosa para executá-la.
Entretanto, fiquei com algumas dúvidas quanto à produção da fotografia. Vocês mencionaram que a profa. Flávia demonstrou o que deve ser feito e quais as partes do microscópio devem ser manuseadas. E eu questiono: o que deve ser feito para uma boa fotografia? Quais as partes do microscópio, e de que maneira, elas devem ser utilizadas?
Abraços e até a próxima postagem!
Postar um comentário