Olá pessoal,
Hoje minha postagem será sobre nossa primeira aula prática de EDP III.
A nossa aula prática foi com a professora Flavia Lima e com o Carlos Araújo. A primeira parte da aula, a professora nos explicou um pouco sobre o microscópio, suas partes e como manuseá-lo. Na segunda parte da aula, o professor nos acompanhou, nos auxiliando para tirarmos fotos no microscópio, nos ensinando as técnicas necessárias para uma boa fotografia.
A Flávia nos explicou as partes básicas do microscópio, para que consigamos utilizá-lo durante este semestre, nas aulas práticas das matérias que temos este semestre, como as aulas de Anatomia Vegetal e de Morfofisiologia Celular e Tecidual. A parte que dá suporte ao microscópio é chamada de base, onde fica localizado o botão para ligar o jogo de luzes do microscópio. Faz parte ao jogo de luzes, o condensador, o diafragma e o espelho. O primeiro consiste em um conjunto de duas ou mais lentes convergentes que irão direcionar a luz emitida pela fonte luminosa para o campo de visão do microscópio, já o segundo consiste em palhetas que podem se locomover, através de uma alavanca, de modo a regular a intensidade de luz que está incidindo no campo de visão do microscópio. O terceiro irá fazer com que o material seja visto, porque irá espelhar a luz saída da fonte, para o material que estará na lâmina.
A lâmina preparada anterior à observação será colocada na mesa, parte apropriada do microscópio para recebê-la. Ligado à mesa está o Charriot que serve para mover a lâmina, de forma a centralizá-la para melhor ser vista. A lente ocular fica na parte superior do canhão, já as objetivas localizam-se no revolver, que tem uma certa mobilidade, para melhor se adaptar ao nosso olho.
O conjunto de lentes é composto por lentes objetivas e lentes oculares. A Lentes Objetivas permitem ampliar a imagem do objeto 3,2x ou 4,0x (depende do microscópio), 10x e 40x. As lentes oculares irão ampliar a imagem real fornecida pelas lentes objetivas, formando uma imagem virtual. Elas tem a capacidade de aumentar em 10x, 15x e 20x.
Depois das explicações da Flavia, estávamos prontos para nossa primeira prática, a segunda parte da aula, que era a parte de tirar as fotos. O professor Carlos nos acompanhou, dando dicas de como podíamos posicionar a câmera para uma melhor captura. Nos explicou que na hora de tirar uma foto, devemos desligar o flash, porque a luz que o microscópio emite já ilumina a lâmina o suficiente, dispensando a utiliação do flash.
Segue algumas fotos tiradas durante a aula, como forma de praticar o que nos foi passado:
A nossa aula prática foi com a professora Flavia Lima e com o Carlos Araújo. A primeira parte da aula, a professora nos explicou um pouco sobre o microscópio, suas partes e como manuseá-lo. Na segunda parte da aula, o professor nos acompanhou, nos auxiliando para tirarmos fotos no microscópio, nos ensinando as técnicas necessárias para uma boa fotografia.
A Flávia nos explicou as partes básicas do microscópio, para que consigamos utilizá-lo durante este semestre, nas aulas práticas das matérias que temos este semestre, como as aulas de Anatomia Vegetal e de Morfofisiologia Celular e Tecidual. A parte que dá suporte ao microscópio é chamada de base, onde fica localizado o botão para ligar o jogo de luzes do microscópio. Faz parte ao jogo de luzes, o condensador, o diafragma e o espelho. O primeiro consiste em um conjunto de duas ou mais lentes convergentes que irão direcionar a luz emitida pela fonte luminosa para o campo de visão do microscópio, já o segundo consiste em palhetas que podem se locomover, através de uma alavanca, de modo a regular a intensidade de luz que está incidindo no campo de visão do microscópio. O terceiro irá fazer com que o material seja visto, porque irá espelhar a luz saída da fonte, para o material que estará na lâmina.
A lâmina preparada anterior à observação será colocada na mesa, parte apropriada do microscópio para recebê-la. Ligado à mesa está o Charriot que serve para mover a lâmina, de forma a centralizá-la para melhor ser vista. A lente ocular fica na parte superior do canhão, já as objetivas localizam-se no revolver, que tem uma certa mobilidade, para melhor se adaptar ao nosso olho.
O conjunto de lentes é composto por lentes objetivas e lentes oculares. A Lentes Objetivas permitem ampliar a imagem do objeto 3,2x ou 4,0x (depende do microscópio), 10x e 40x. As lentes oculares irão ampliar a imagem real fornecida pelas lentes objetivas, formando uma imagem virtual. Elas tem a capacidade de aumentar em 10x, 15x e 20x.
Depois das explicações da Flavia, estávamos prontos para nossa primeira prática, a segunda parte da aula, que era a parte de tirar as fotos. O professor Carlos nos acompanhou, dando dicas de como podíamos posicionar a câmera para uma melhor captura. Nos explicou que na hora de tirar uma foto, devemos desligar o flash, porque a luz que o microscópio emite já ilumina a lâmina o suficiente, dispensando a utiliação do flash.
Segue algumas fotos tiradas durante a aula, como forma de praticar o que nos foi passado:
Tradescantia, observação do estômato- 400x
Tradescatia, observação do estômato- 100x
Elodea, célula vegetal, com observação da pareded celular e cloroplastos
Raiz de cebola, mitose- metáfase- 400x
Raiz de cebola, mitose- metáfase- 400x
Bibliografia consultada:
JUNQUEIRA, Luis Carlos; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
http://www.dsif.fee.unicamp.br/~furio/IE607A/MO.pdf (acessado em 28 de setembro de 2011)
Fonte das imagens: arquivo pessoal.
Um comentário:
Achamos importante a elaboração do texto pelo próprio grupo, porém citações de alguns trechos relativos a explicação de minha parte da aula não condizem com o que foi falado.Por exemplo, expliquei como deve ser o ajuste do condensador (altura e centralização) para obter uma boa fotografia, o microscópio que usamos não tem espelho, como citado no texto. Há alguns erros de digitação que poderiam ser evitados com a leitura cuidadosa do mesmo antes da postagem.
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