terça-feira, 20 de setembro de 2011

A divisão celular - MITOSE

Olá Pessoal!

Falaremos sobre divisão celular, mais especificadamente a Mitose, que se caracteriza por uma célula mãe que origina 2 células filhas, ou seja, uma divisão equacional.

Nós temos um período em que estamos crescendo e temos o período de reprodução, depois envelhecemos e morremos, as células também passam por isso, elas nascem, crescem, se reproduzem e morrem, este processo recebe o nome de Ciclo de Vida Celular.

O ciclo de vida da célula possui um período em que esta se dividindo e um período em que ela não esta se dividindo, que recebe o nome de Interfase, esta fase ocupa a maior parte do tempo de vida da célula, enquanto a divisão celular em si, um tempo bem menor. Para ilustrar, usaremos uma imagem feita durante a primeira aula prática de fotografia, em EDP III.

A Interfase tem um primeiro período chamado de G1, onde ocorre síntese de proteínas, seguido por um período S responsável pela duplicação do DNA além de outros metabolismos, o período G2 é o ultimo dos períodos da Interfase, onde acontece a duplicação dos centríolos e o inicio da formação dos fusos que separam os cromossomos. Lembrando que durante a Interfase o núcleo se apresenta integro, completo, chamado de núcleo interfásico que esta representado na imagem pela seta amarela.A Mitose em si, se divide em 4 etapas, são elas a Prófase, a Metáfase, a Anáfase e a Telófase.

Na imagem a cima observamos que em apenas um corte da raiz da cebola é possível observarmos 3 das 4 fases, além da Interfase.A seta azul mostra a Prófase, que se caracteriza pelo aumento do volume citoplasmático, ocorre também a atividade de algumas enzimas que provocam o desaparecimento da carioteca e também do nucléolo, inicia-se a formação dos cromossomos, a formação do fuso e a migração dos centríolos para os polos da célula.

A seta verde aponta a Metáfase, é nesta hora que os cromossomos atingem o máximo de condensação, estes cromossomos se colocam no equador da célula formando a placa equatorial os fusos também estão no máximo de sua formação e estão grudados no centrômero dos cromossomos.

A seta vermelha mostra a Anáfase, os microtúbulos do fuso começam a puxar as cromátides irmãs para os pólos celulares.

A fase final da divisão celular recebe o nome de Telófase, que possui fenômenos inversos aos da Telófase, a carioteca e o nucléolo são reorganizados. A citocinese finaliza o processo de separação, formando duas células menores e geneticamente iguais.

A aula foi de suma importância pelo fato de, termos contato prático com os processos de divisão celular e compreender que os organismos passam por esses processos durante todo o ciclo de vida.

Referências:

ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da biologia celular. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

Grupo: Angelo Alves, Jean de Almeida, Julian Cristian, Leandro Rodrigues e Marcos Gomides

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal, por favor observar erros de digitação como "a cima". Observar também que existe um erro quando no final do texto falam da telófase, pois a comparação seria com a prófase.