quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Transgênicos: Problema ou Solução ?


fonte: /transgenicos-crescimento-sem-limites/

Nosso grupo se interessou por este assunto, devido a presença dos transgênicos no dia a dia, e sua relação com as aulas do Professor Carlos, que abordou o tema resumidamente. O DNA como vimos é a macromolécula responsável pelo comando da síntese de proteínas, ou seja, é através dele ( gene ) que junto com o ambiente definem as características ( fenótipo ) do organismo. Isso significa dizer que as características do organismo como a presença de semente em uma melancia ou o tamanho de uma laranja são provenientes das informações genéticas.
No final da década de 70, técnicas de modificação genética foram desenvolvidas a fim de um melhor aproveitamento dos alimentos. Essa modificação se dá através de uma transferência de genes de um organismo para o outro. A partir dessa manipulação do material genético, características marcantes de alguns organismos podem se diferenciar. Com essa técnica, alterações propositais são visíveis como ausência de gordura no porco,
manga sem fiapo, feijão com maior quantidade de proteína. Tais processos podem trazer maior praticidade e inúmeras vantagens, tanto nutricionais como palatáveis.
O mercado financeiro também se beneficia com os produtos transgênicos, pois os produtos são mais resistentes à inseticidas e doenças da lavoura, aumentando assim o lucro, com maior aproveitamento das vendas, tornando-se benéfico para a população devido ao preço mais acessível.
Porém os produtos transgênicos são fontes de grandes polêmicas devido a alguns aspectos negativos que vão de reações alérgicas à extinção de algumas espécies que não sofreram alterações e possuem menor resistência do que os Transgênicos, além de matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros tipos de plantas, ainda mais que não se sabe ao certo se esses produtos criados em laboratório com alternância em seu DNA, irá no futuro causar danos ao ser humano devido a ingestão deles alimentos. O Brasil já possui lavouras transgênicas e os produtos já estão no comércio, desde que obedeçam a norma de terem uma identificação no rotulo para que o consumidor tenha opção de compra-los ou não.
Então vem a pergunta: se os produtos transgênicos ainda não são totalmente confiáveis, por que essa técnica ainda é utilizada? demonstra a força da influência das grandes empresas multinacionais que dominam uma vasta gama de tecnologias voltadas para o campo, sendo exemplo a monsato, a bayer e a cargil. Muitos defensores dos transgênicos chegam a afirmar que essa técnica permitiria uma maior produção de alimentos que viria a favorecer o combate a fome no mundo, mas infelizmente nós sabemos que isso não passa de uma utopia, as grandes empresas pensam somente em aumentar seus lucros.

Referências: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=342940&indexSearch=ID

http://www.institutoaqualung.com.br/info_trans39.html

http://www.brasilescola.com/biologia/transgenicos.htm


Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, a ideia é fazer um texto parecido com um diário e nem tanto discorrer sobre um tema específico. Não fiquem limitados a textos encontrados na internet.