sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Importância das práticas nas aulas de bioquímica


“A origem do trabalho experimental nas escolas foi há mais de cem anos e tinha por objetivo melhorar a aprendizagem, porque os alunos aprendiam os conteúdos, mas não sabiam aplicá-los” (IZQUIERDO; SANMARTÍ; ESPINET, 1999)

Nos meses de agosto e setembro tivemos a oportunidade de freqüentar o laboratório em algumas aulas de bioquímica, com o objetivo de visualizar o conteúdo abordado nas aulas teóricas. Foram realizadas diversas práticas como: Introdução ao Laboratório de Química e Bioquímica; Preparo de Soluções e Diluição; pH e Tampões; Dosagens Bioquímicas e Cromatografia, todas com o auxilio da professora Vera Lúcia e do técnico de laboratório Weder da Silva. Além do já citado, pudemos notar que existem outros motivos para que essas práticas estejam presentes no cronograma das aulas de bioquímica, como: facilitar a fixação do assunto abordado nas aulas teóricas, já que temos a oportunidade de visualizar e manusear o que foi ensinado, tornar as aulas mais dinâmicas, saber se portar adequadamente em um laboratório e aprender como trabalhar em grupo. “As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos” (LUNETTA, 1991)

Vimos como as práticas são importantes nas aulas de bioquímica, mas o gosto e a vontade de frequentar essas aulas foi o que nos incentivou a falar sobre esse assunto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IZQUIERDO, M; SANMARTÍ, N; ESPINET, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n.1, p. 45-60, 1999.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF.

TEIXEIRA, Lia C.; OLIVEIRA, Ana M. A relação teoria-prática na formação do educador e seu significado para a prática pedagógica do professor de biologia.

CARVALHO, Uelma L. Rodrigues de; PEREIRA,Danielle D.; MACEDO, Emily; SILVA, Karine da; CIBELI, Mônica; FOLEN, Monica. A importância das aulas práticas de biologia no ensino médio.

Grupo: Bruna P. R. da Costa; Larissa Freitas; Nayra Rodrigues; Priscila Ferreira

Um comentário:

Flávia disse...

Ok, pessoal, a opinião de vocês sobre as atividades desenvolvidas ao longo do semestre nos ajuda a identificar a percepção de vocês sobre as disciplinas específicas.