Saudações caros leitores, hoje vamos contar um
pouco sobre a nossa experiência na disciplina EDP III e da elaboração dos
cartazes para o projeto "Ciência itinerante". A partir da primeira
aula todos os integrantes já ficaram instigados a procurar possíveis temas que
despertassem a atenção do público alvo, usuários do transporte público,
entretanto, foi em um diálogo com os docentes que decidimos fazer o primeiro
cartaz com enfoque em anatomia vegetal, abordando sobre a cebola, e o segundo
cartaz com enfoque em evolução, abordando sobre as plantas aquáticas e os
vestígios que essas apresentam em relação a terem habitado o ambiente
terrestre.
A nossa maior dificuldade no texto da cebola
foi encontrar artigos que abordassem assuntos relacionados ao tema, pois, o
grupo tinha como principal intuito mostrar ao público que a parte comestível do
vegetal são folhas. Após diversas pesquisas, conseguimos achar um artigo que
nos deu a base para seguir com o texto. Já no texto das plantas aquáticas, tivemos
dificuldade em determinar a teoria mais aceita sobre a origem da vida, por fim, decidimos tirar a parte que falava sobre
a origem da vida na água e colocamos a hipótese mais aceita sobre a transição
das plantas para o ambiente terrestre, em seguida, a volta para o ambiente
aquático. Também tivemos trabalho em achar uma macrófita, para produzir uma
imagem de autoria nossa e no final saber filtrar o assunto do texto para uma
linguagem acessível ao público.
Ao finalizarmos, percebemos que conseguimos dar
um passo a mais na nossa vida acadêmica, pois aprendemos a transformar temáticas
complexas em textos de leitura compreensível para nosso público alvo.
Autores: Ana Luiza
Venturini, Jordana Oliveira, Helenilza Martins e Micaela Ribeiro.
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3
Legenda (Imagens):
Imagem 1: Texto macrófitas de volta ao lar.
Imagem 2: Texto você sabe o que está comendo?
Imagem 3: Integrantes do grupo.
2 comentários:
Meninas, apesar da postagem ter sido feita fora do prazo as informações apresentadas são compatíveis com o trabalho executado. É possível, com isso, recuperar os problemas vivenciados, bem como a solução destes.
Porém, é fundamental fazer uma revisão de pontuação no texto. Isso pode dificultar a fluidez da leitura e sua compreensão.
Sobre as imagens, vale ressaltar que o texto explicativo das mesmas deve vir junto com a imagem, como legenda.
Postar um comentário