Olá leitores,
Estamos
postando a primeira atividade da disciplina EDP III (Estudos e Desenvolvimentos
de Projetos III) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM
(Universidade Federal do Triângulo Mineiro). A proposta da atividade é levar
informações sobre dois assuntos que sejam de interesse público, que
posteriormente circularão em forma de textos nos transportes públicos da cidade de Uberaba-MG. Os
assuntos escolhidos deveriam estar entre os conteúdos abordados pelas disciplinas
de Anatomia Vegetal, Embriologia, Bioquímica e Histologia estando em uma linguagem clara e acessível a todos.
Inicialmente, o grupo elaborou uma lista com possíveis temas a serem escolhidos que tivessem uma utilidade comum à vida cotidiana da população. Entre uma lista de 12 temas propostos, 2 foram classificados pelo próprio grupo como os mais interessantes e, coincidentemente, foram os mesmos escolhidos pelos professores e orientadores do projeto, são eles: a diferença bioquímica entre sabão e detergente, por se tratar de algo presente e comum no cotidiano, e o outro tema escolhido foi o anticoncepcional masculino, devido à crescente busca atual pela igualdade de gêneros.
O grande desafio encontrado foi descomplicar um texto com muitos termos técnicos encontrados na pesquisa para o nosso texto de título “Sabão e Detergente: qual a diferença”. O problema foi resolvido após a remoção de alguns termos técnicos e a transcrição de outros em uma linguagem mais simples. Quanto ao texto "Anticoncepcional masculino, você está preparado?" o esboço inicial continha o nome do medicamento, além de estar muito semelhante a textos utilizados em propagandas. Isso aconteceu pelo fato de a fonte usada para elaboração do texto ter sido o próprio site oficial do fabricante, devido à escassez de artigos científicos atuais relativos ao tema. Além disso, o texto tinha praticamente nenhum assunto relevante à busca pela igualdade de gênero, fugindo totalmente da proposta inicial. Assim, o texto foi reformulado, substituindo o nome do medicamento por palavras como “substância” por exemplo, além de inserir um conteúdo voltado à questão da divisão da responsabilidade entre homem e mulher na prevenção da gravidez.
A elaboração e execução do projeto, possibilitou aos membros do grupo um aprofundamento no conhecimento sobre os temas abordados, além de ter contribuído como experiência útil à prática da docência. Além disso, a proposta de levar informação de forma simples, acessível e principalmente útil a qualquer cidadão, evidencia o papel de uma universidade em contribuir com conhecimento para a melhoria de vida da sociedade.
Inicialmente, o grupo elaborou uma lista com possíveis temas a serem escolhidos que tivessem uma utilidade comum à vida cotidiana da população. Entre uma lista de 12 temas propostos, 2 foram classificados pelo próprio grupo como os mais interessantes e, coincidentemente, foram os mesmos escolhidos pelos professores e orientadores do projeto, são eles: a diferença bioquímica entre sabão e detergente, por se tratar de algo presente e comum no cotidiano, e o outro tema escolhido foi o anticoncepcional masculino, devido à crescente busca atual pela igualdade de gêneros.
O grande desafio encontrado foi descomplicar um texto com muitos termos técnicos encontrados na pesquisa para o nosso texto de título “Sabão e Detergente: qual a diferença”. O problema foi resolvido após a remoção de alguns termos técnicos e a transcrição de outros em uma linguagem mais simples. Quanto ao texto "Anticoncepcional masculino, você está preparado?" o esboço inicial continha o nome do medicamento, além de estar muito semelhante a textos utilizados em propagandas. Isso aconteceu pelo fato de a fonte usada para elaboração do texto ter sido o próprio site oficial do fabricante, devido à escassez de artigos científicos atuais relativos ao tema. Além disso, o texto tinha praticamente nenhum assunto relevante à busca pela igualdade de gênero, fugindo totalmente da proposta inicial. Assim, o texto foi reformulado, substituindo o nome do medicamento por palavras como “substância” por exemplo, além de inserir um conteúdo voltado à questão da divisão da responsabilidade entre homem e mulher na prevenção da gravidez.
A elaboração e execução do projeto, possibilitou aos membros do grupo um aprofundamento no conhecimento sobre os temas abordados, além de ter contribuído como experiência útil à prática da docência. Além disso, a proposta de levar informação de forma simples, acessível e principalmente útil a qualquer cidadão, evidencia o papel de uma universidade em contribuir com conhecimento para a melhoria de vida da sociedade.
Boa leitura.
Grupo: Giovanni Eduardo, William Ramos, Daniela Santos, Thomaz Moreira.
Um comentário:
Pessoal, o texto está bom! Entretanto é interessante fazer uma revisão cuidadosa antes da publicação, pois no final do texto há um trecho bastante confuso para o leitor.
Postar um comentário