Dando sequência ao projeto "Ciência Itinerante" desenvolvido dentro da disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III, se desenvolveram as atividades aqui divulgadas. A possibilidade de se tratar temas até então não abordados nos levaram a escolher linhas temáticas distintas onde a botânica/anatomia vegetal e zoologia/biodiversidade estiveram presentes, levando em consideração o caráter informativo do projeto de mídia visual, através da circulação dos textos em transporte público da cidade.
Os textos "A parede vegetal é celular." e "E se eu for picado por uma serpente?" trazem informações básicas sobre estrutura celular vegetal e serpentes peçonhentas respectivamente. Em um corpo de texto simples e direto, abrangendo do "micro" ao "macro" e informando sobre assuntos científicos em relação a botânica e até mesmo temas de importância ecológica e social como por exemplo o texto sobre cobras peçonhentas e seus respectivos venenos.
-Em um jogo de palavras (propositalmente equivocado) no título do trabalho, "A parede vegetal é celular." vem com intuito de atrair atenção do público alvo para Botânica, um breve texto acompanhado de foto de microscopia óptica aliado a descrição das características básicas da parede celular dos vegetais.
-Da mesma maneira objetiva e direta, o outro texto, "E se eu for picado por uma serpente?" relata as famílias de serpentes peçonhentas existentes no Brasil e principais características de seus venenos, assim como descreve informações básicas sobre o soro antiofídico.
As dificuldades encontradas no decorrer do processo criativo foi exatamente o que nos trouxe a possibilidade de desenvolver habilidades no momento de elaborar materiais didáticos e criar ferramentas para futuras aulas e atividades profissionais como docentes.
A redução de palavras e a necessidade de em pouco espaço de texto se informar com qualidade e clareza sobre determinado tema, exigiu do grupo maior atenção e dedicação pois ambos os assuntos nos pareciam mais extensos (como de fato são) do que o espaço disponibilizado para criar. Porém, o caráter direto, simples e educativo do projeto foi bem compreendido e trazendo as informações relevantes ao mesmo tempo que básicas para despertar curiosidade e interesse do público-alvo, cremos que o objetivo foi alcançado.
As referências bibliográficas vieram de livros utilizados na disciplina de Anatomia Vegetal e sites de instituições renomadas de pesquisa sobre animais peçonhentos e desenvolvimento de soros como Instituto Butantã e Instituto Vital Brasil.
Grupo: Renata Pacheco Godoy, Ana Beatriz Lombardi, Ítalo Lima e Silva.
As referências bibliográficas vieram de livros utilizados na disciplina de Anatomia Vegetal e sites de instituições renomadas de pesquisa sobre animais peçonhentos e desenvolvimento de soros como Instituto Butantã e Instituto Vital Brasil.
Grupo: Renata Pacheco Godoy, Ana Beatriz Lombardi, Ítalo Lima e Silva.
Um comentário:
Pessoal, o texto está um pouco confuso, necessitando de revisão. Ademais, gostaríamos de esclarecer algumas questões tratadas no texto sobre a parede celular, tais como: a questão da elasticidade da parede deve ser vista com cuidado, pois não deve ser confundida com plasticidade; ambos eventos possíveis.
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