Boa Noite, Leitores.
Hoje estamos postando a última etapa da disciplina EDP III,
o produto final do stop motion. Com essa atividade tivemos a experiência de
montar uma ferramenta didática que possa auxiliar na compreensão do mecanismo da
cadeia respiratória, com ênfase na cadeia transportadora de elétrons.
A partir do modelo didático sobre a cadeia respiratória, que
postamos anteriormente, fizemos uma sequência de fotos movimentando os
elementos do mesmo. A dificuldade encontrada nesse momento foi manter a
representação da mitocôndria imóvel e evitar diferenças de luz durante as
fotos. Para resolver esse problema utilizamos a mesa de stop motion do laboratório de microscopia –UFTM
(Campus Univerdecidade) que pode ser visualizada na imagem a baixo.
Fizemos a montagem e edição da sequência de fotos utilizando
o programa Windows Movie Maker 2012, e tivemos um contratempo na produção final
do vídeo. O programa em sua versão 2012 possui uma incompatibilidade com o
computador onde o projeto foi salvo e quando o projeto era convertido em vídeo
o arquivo apresentava somente o áudio. Após assistir vários tutoriais sobre o
problema, percebemos que não havia solução e decidimos gravar a tela do
computador usando o programa online apowersoft, ao executar o vídeo pelo Movie
Maker.
Durante as reuniões com os professores orientadores,
percebemos também que o Complexo II, presente no modelo didático, poderia ter
sido representado com tamanho menor e mais periférico, e a Ulbiquinona
posicionada melhor na parte polar da membrana interna da mitocôndria.
Confiram abaixo o produto final dessa experiência:
Título: Descomplicando a Cadeia Respiratória.
Alunos: Juliana Clara, Larissa Barbério, Luiz J F Gruppi, Manoela
Lelis e Vinícius Dornfield.
Site do gravador online de tela: http://www.apowersoft.com.br/gravador-de-tela-gratis
Um comentário:
Pessoal, gostamos do texto claro e objetivo. As dicas sobre a incompatibilidade de versões do Movie Maker e das soluções encontradas foi interessante. Entretanto, é importante corrigirmos alguns pequenos detalhes no texto, tais como: a palavra UBIQUINONA foi escrita de forma incorreta e, o mais importante, o posicionamento dela é na porção apolar da membrana.
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