terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ciência Intinerante

Boa tarde pessoal! Nossos temas abordam Germinação e Desenvolvimento Embrionário dos Répteis.

   Germinação de sementes a principio foi um tema de fácil escolha, pois todos os integrantes do grupo tiveram facilidade em aprender o conteúdo. Porém uma das nossas maiores dificuldades foi à procura de artigos com relação ao tema Germinação, pois a maioria se tratava da germinação do feijão.

 Contudo, com as orientações e recomendações bibliográficas que a professora Flávia nos passou, foram de grande valia e conseguimos relacionar as etapas da germinação de um modo cientifico para um modo mais simples, fazendo assim, com que pessoas sem alto grau de estudo tenham interesse em ler e compreender o tema abordado.

Usamos como referencias os livros: FERREIRA, Alfredo Guí; BORGHETTI, Fabian. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre (RS): Artmed, 2004. 323 p. 
 KERBAUY, Gilberto Barbante. Fisiologia vegetal. 2. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2008. 431 p.

   O outro tema foi o desenvolvimento embriológico dos répteis, porém essa não foi nossa segunda opção, falaríamos a respeito de Plantas Medicinais, mas com o alto grau de complexidade e cansativas buscas de artigos relacionados às plantas, resolvemos mudar de tema e escolhemos desenvolvimento embrionário dos répteis.

 Um dos motivos de escolhermos este tema foi que apresentaríamos um seminário sobre tal, na disciplina de Embriologia ministrada pelo professor Carlos e por termos procurado no blog de EDP 3 e não acharmos nenhuma publicação relacionada á repteis.

  Tivemos dificuldades pelo fato da embriologia dos répteis serem complexas com fases embrionárias mais complexas ainda, tais como, Mórula, Blástula, Gástrula e Nêurula e os significados de cada fase ser de um linguajar cientifico de difícil compreensão.

  Então, o tema tornou-se dificultoso para nós, já que teríamos que passa-lo para uma linguajem mais simples e popular para quem estivesse lendo o texto do Ciência Itinerante entendesse. Porém com as orientações e ajuda da professora Praticia conseguimos transformar o texto cientifico em um texto de fácil compreensão.

O grupo: Bárbara Ventura, Bianca Oliveira, Gustavo Moises, Janaína Giagio e Jonathan Lima











Nenhum comentário: