terça-feira, 13 de maio de 2014

Ciência itinerante

                     "Ciência Itinerante" 


         Os temas escolhidos tinham o intuito de trazer mais conhecimento sobre assuntos que participam do nosso cotidiano, e que muitas vezes não pensamos o quão interessantes são. Quando pensamos no assunto carboidrato, a intenção era quebrar a impressão de que eles serviam somente para engordar, pois sabemos que não é bem assim. Com isso, elaboramos um texto no qual aponta características desconhecidas pela maioria das pessoas. Consultamos em um site de uma instituição federal para dar embasamento ao texto. No início tivemos algumas dificuldades em explicar termos que seriam de difícil compreensão para o leitor, entretanto, a professora Vera nos auxiliou para que o texto ficasse de forma direta, clara e abrangente.
          Por outro lado, ao confeccionarmos o segundo texto do trabalho Ciência Itinerante, também tivemos algumas dificuldades iniciais, pois pretendíamos trabalhar com a temática “Látex” de maneira específica, mais restrita, enfatizando a Seringueira (Hevea brasiliensis). Porém, escrevemos de modo muito científico, o que não é o propósito do trabalho, pois teríamos que escrever de modo informal, sem fugir à linguagem padrão, mas de forma com que nosso público alvo conseguisse entender o que queríamos dizer, mesmo sendo leigos no assunto. Logo, a professora Flávia nos auxiliou com relação à temática, sugerindo que trabalhássemos não só com a seringueira, mas também com alguma outra planta laticífera que faz parte do nosso dia a dia, como a Coroa de Cristo, ampliando o tema que escolhemos e aproximando do que estamos acostumados a ver. 
          Depois de fazer todos os ajustes para que pessoas sem um conhecimento específico de biologia entendessem o que queríamos transmitir, chegamos a conclusão do que realmente o Ciência Itinerante quer dizer. É instigar as pessoas a ler, conhecer o que acontece ao seu redor através de breves frases com palavras simples e de fácil compreensão, já que a informação e conhecimento nunca são demais. Além disso, é uma tarefa para que nós futuros licenciados em Ciências Biológicas entenda que para ensinar é preciso se sujeitar aos acontecimentos do cotidiano e a trabalhar de uma maneira clara para que todos entendam o que se quer transmitir.
http://www.bioqmed.ufrj.br/docentes/textos/carboidratos-de-adocantes-a-medicamentos/
APPEZZATO-DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal. 2. ed. Viçosa: UFV, 2006. 438p



Imagem 1: "Carboidrato: uma molécula com interessantes funções." 

Imagem 2: "De onde vem o látex?"




Trabalho realizado por Bruna Oliveira, Carolina Mellini, Laís Rédua e Ludimila Domingues. 

Um comentário:

Flávia disse...

Meninas, o texto está esclarecedor. No entanto, a leitura cuidadosa antes da postagem poderia ter evitado alguns erros de português.