Após
a elaboração do modelo didático (que pode ser conferido em: http://edptres.blogspot.com.br/2013/07/modelo-didatico-uma-proposta-simples.html), foi
proposto a nós a produção de um vídeo, utilizando a técnica Stop Motion, com o
modelo didático criado. Esta técnica consiste basicamente em criar a sensação
de movimento através da disposição sequencial de fotografias, tiradas com o
mínimo de movimento das peças entre uma foto e outra.
Nossa ideia foi colocar o
Zé (nome escolhido para o personagem) para dançar e cantar, e assim ele faria a
explicação sobre os principais ossos e a interação dos músculos com eles.
Primeiramente,
elaboramos um roteiro para definirmos o que seria feito, tentando evitar perda
de tempo com erros desnecessários. Fizemos um texto para servir de base para a
paródia da música a qual escolhemos (Macarena, de Los Del Rio). Em seguida
fizemos a paródia, que foi gravada:
"♪ Os ossos que sustentam o nosso organismo
Utilizamos como fundo a versão instrumental (playback) da música parodiada e a voz gravamos pelo microfone do próprio notebook. Buscando deixar o vídeo bastante chamativo, utilizamos o programa Audacity para deixar a voz da música diferente, lembrando bastante a voz de uma caveira de desenho animado. Este programa é um editor de áudio de fácil manuseio, possui inúmeras funções, além de ser gratuito (disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm).
"♪ Os ossos que sustentam o nosso organismo
FOTO 1 - Movimentação com leves movimentos entre uma foto e outra, do "Zé" e demais objetos. |
e
também dão proteção a tudo isso
No
corpo humano adulto
são mais de 200
são mais de 200
Oooooos
nossos ossos
O
principal componente
dos ossos é o cálcio
dos ossos é o cálcio
E
eles constituem
o nosso esqueleto
o nosso esqueleto
Temos
osso longo, curto e laminar
Oooooos nossos ossos ♫"Utilizamos como fundo a versão instrumental (playback) da música parodiada e a voz gravamos pelo microfone do próprio notebook. Buscando deixar o vídeo bastante chamativo, utilizamos o programa Audacity para deixar a voz da música diferente, lembrando bastante a voz de uma caveira de desenho animado. Este programa é um editor de áudio de fácil manuseio, possui inúmeras funções, além de ser gratuito (disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm).
O passo
seguinte foi tirar as fotos. Conforme elas iam sendo tiradas, nós já passávamos
para o computador, fazendo as edições no Windows Movie Maker. Como introdução
do vídeo, colocamos algumas das fotos da montagem do modelo didático, como uma
forma de atiçar a curiosidade de quem vai ver o vídeo pela primeira vez para o
trabalho realizado.
FOTO 2 - Fotografias tiradas a partir de um ponto fixo (improviso com duas cadeiras). |
Nossa
maior dificuldade foi a falta de um tripé, para que as fotos fossem tiradas de
um ponto fixo. Tentamos improvisar com duas cadeiras da biblioteca da faculdade
(FOTO 2), mas ainda assim faltou estabilidade no apoio, saindo algumas fotos um
pouco tremidas.
Após as correções e sugestões feitas pelos professores que nos orientaram, conseguimos alcançar nosso objetivo. No final do trabalho, com um total de 1678 fotos no vídeo, esperamos que este seja muito utilizado por quem procure algo sobre o assunto: de alunos do Ensino Fundamental que já utilizam a internet em suas pesquisas a professores de Ciência que queiram mostrar algo diferente sobre a matéria a seus alunos. Confira abaixo como ficou (melhor visualização em tela cheia)!
Após as correções e sugestões feitas pelos professores que nos orientaram, conseguimos alcançar nosso objetivo. No final do trabalho, com um total de 1678 fotos no vídeo, esperamos que este seja muito utilizado por quem procure algo sobre o assunto: de alunos do Ensino Fundamental que já utilizam a internet em suas pesquisas a professores de Ciência que queiram mostrar algo diferente sobre a matéria a seus alunos. Confira abaixo como ficou (melhor visualização em tela cheia)!
OBS: Ao enviarmos o vídeo para o Youtube, tivemos uma ótima surpresa. Existe no site uma ferramenta de suavização, que retira movimentos irregulares do vídeo. Como nossas fotos estavam um pouco "tremidas", o vídeo melhorou bastante. Também pelo YouTube, acrescentamos legendas para melhor entendimento do público.
REFERÊNCIAS
- CIRIACO, D. O que é Stop Motion? TecMundo. Disponível em <http://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm>. Acesso em 27 jul. 2013.
- DANGELO, J.G FATTINI, C.A. Anatomia Humana Básica. 2ed. São Paulo: Atheneu, 2002.
- SILVA, C. Stop Motion: um mundo quadro a quadro. Impressão Online. Disponível em <http://www.jornalimpressao.com.br/noticia.php?intNotID=53&intCatID=3&strNotTitle=stop-motion-um-mundo-quadro-a-quadro>. Acesso em 27 jul. 2013.
- MAGALHÃES, M. Cartilha ANIMA ESCOLA. Anima Mundi. Disponível em <http://www.animaescola.com.br/br/documentos>. Acesso em 27 jul. 2013.
- MACHADO, J. D. O que são Frames por Segundo? TecMundo. Disponível em <http://www.tecmundo.com.br/video/10926-o-que-sao-frames-por-segundo-.htm>. Acesso em 28 jul. 2013.
Por Fernanda
Assis Moraes e Guidson Martins
3º
período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – (Turma VII)
Estudo e Desenvolvimento de Projetos III
UFTM
UFTM
PROFESSORES ORIENTADORES:
Adriana Oliveira Manfiolli
Carlos Henrique Medeiros de Araújo
Flávia de Souza Lima
Patrícia Andressa de Almeida Buranello
4 comentários:
Pessoal, o trabalho ficou muito bom, mas sugerimos que vocês coloquem a letra da paródia no blog.
Para complementar a postagem anterior: a publicação no youtube deverá ocorrer somente após autorização dos professores, conforme comentado em sala de aula.
Tudo bem, acrescentamos sim. De qualquer forma, disponibilizamos legenda para todo o vídeo (clicando no ícone "CC", no canto inferior direito do vídeo).
Peço desculpas pela postagem no Youtube. Achávamos que ele já deveria ser inserido no corpo do texto, e só por isso o publicamos. Qualquer detalhe, só nos avisar.
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