Com
a curiosidade humana de desvendar o desconhecido, e o avanço da ciência, surgiu
no século XVII, o microscópio, instrumento que possibilitou o conhecimento de
estruturas invisíveis aos nossos olhos, como a célula, unidade básica da vida. A
microscopia é uma das ferramentas mais importantes para os estudos em diversas
disciplinas do curso de Ciências Biológicas, como Biologia Celular, Histologia
e Anatomia Vegetal. Com tamanha importância, o uso de técnicas adequadas para o
manuseio desse equipamento pode permitir uma observação detalhada do material
em estudo e com grande qualidade. Devido ao tempo restrito no laboratório, a
fotografia é um recurso muito útil para estudos posteriores e até reprodução
das fotos para fins didáticos.
Existem
dois tipos de microscópio: Óptico e Eletrônico. O microscópio óptico tem como
mecanismo básico de aumento a luz, e o eletrônico, os elétrons, tendo este último um maior
poder de aumento, já que os comprimentos da luz não possibilitam a resolução de
objetos menores que 400 nm.
As
principais partes de um microscópio óptico são:
Tubo ou
canhão: local
onde o observador vê a imagem sendo ajustável a angulatura dos olhos pode
existir com um tubo chamado de mononucleares, 2 tubos chamado de binucleares e
mais de 2 chamados de multinucleares;
Lente
objetiva: aumenta o
limite de resolução (capacidade de diferenciação entre dois objetos), sendo
geralmente de 4x, 10x, 40x e 100x.
Lente
ocular: que serve
para aumentar a imagem formada pela objetiva podendo oferecer o aumento de 5x,
8x ou 10x, conforme o microscópio;
Revolver: local onde estão as lentes objetivas;
Mesa ou
platina: onde
colocamos as lâminas em cima, podendo ser móvel ou não;
Condensador
ou diafragma: local que permite o fornecimento de luz para
a visualização do objeto.
Para
fotografar as imagens observadas no microscópio, contamos com a ajuda do
diafragma. O diafragma nos permite controlar os feixes de luz, assim podemos
obter a quantidade de iluminação necessária para a obtenção de uma boa imagem
para ser fotografada. O diafragma funciona da seguinte maneira: quando aberto
totalmente, uma maior iluminação é obtida, e quando fechado elimina raios de
luz laterais.
Nas
aulas práticas dos dias 3 e 10 de junho de 2013, tivemos uma aula com os
professores Flávia de Sousa Lima, Patrícia Andressa de Almeida Buranello e
Carlos Henrique Medeiros de Araújo, onde num primeiro momento observamos uma
lâmina de meristema apical de um caule em um microscópio óptico multiusuário
(que possui 5 pontos de observação), onde apenas uma pessoa o manuseava,
enquanto os alunos observavam (Figura 1). Em seguida, no laboratório ao lado,
vimos outras lâminas, onde pudemos praticar tirar fotografias nos microscópios
(Figura 2).
Entretanto,
para a aula não tínhamos disponível um adaptador próprio para acoplar uma
câmera fotográfica ao microscópio, o que facilitaria a obtenção de imagens.
Utilizamos câmeras fotográficas digitais comuns, tendo as fotos utilizadas
neste texto.
Grupo: Fernanda Assis Moraes,
Guidson Martins, Jonathan de Oliveira Rios, Luma Astun Lopes. 3º período de
licenciatura em Ciências Biológicas.
Referências
LINS,
Dulce; ALÉCIO, Eduardo. Microscopia Óptica.
2009. Disponível em:< http://recife.ifpe.edu.br/recife/microscopio_otico.pdf>.
Acesso em: 15 jun.2013.
BITEENCURT,
Simone. Microscópio De Luz.
2009. Disponível em: <http://www.neurofisiologia.unifesp.br/microscopiodeluz.htm>.
Acesso em: 15 jun.2013.
DESSEN,
Eliana Maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge; BUENO, Regina De Siqueira Conhecendo O
Microscópio. Disponível em:
<http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wpcontent/uploads/2011/04/Microscopia_2.pdf>.
Acesso em: 15 jun. 2013.
RUBIN,
Charles. Como Funciona O
Microscópio. 2013. Disponível em: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4518/como-funciona-o-microsc-pio.html>.
Acesso em: 15 jun.2013.
Um comentário:
Oi pessoal, achamos positivos alguns pontos do texto, os quais citaremos a seguir: a busca de referências para fundamentar/enriquecer o texto e sua indicação no final do mesmo; as figuras foram citadas corretamente ao longo do texto e as mesmas apresentavam legendas claras e objetivas. No entanto, vale ressaltar que devem ser feitas revisões e correções de alguns aspectos, tais como: 1. a resolução de um microscópio não depende somente da luz como foi citado, mas também das lentes; 2. em algumas partes o texto ficou confuso como, por exemplo, na parte que fala do canhão. Vale destacar ainda, que os microscópios podem ser monoculares ou binoculares; 3. condensador e diafragma não são sinônimos como indicado no texto, mas sim duas partes importantes do controle da luz; 4. apesar de vocês terem citados as partes do microscópio, sentimos falta da explicação de como estas podem ser utilizadas para o ajuste correto do equipamento, possibilitando a captura de uma boa imagem; 5. vocês poderiam ter explorado melhor a imagem, destacando algumas estruturas e 6. faltou uma leitura mais cuidadosa do texto antes de sua publicação; isto evita frases confusas e erros conceituais.
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