segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bom Tarde!
No dia 3 de junho, nós tivemos uma aula com a professora Flávia sobre como regular o microscópio óptico. Esse procedimento é importante para proporcionar uma boa visualização da amostra estudada, isso garantirá uma melhor qualidade nas fotos que poderão servir de registros para estudos.
Fomos a um laboratório equipado com um microscópio muito legal que pode ser utilizado por cinco pessoas ao mesmo tempo. A professora manuseou o equipamento enquanto observamos, ela explicava o que acontecia com a movimentação das partes do microscópio e com a imagem observada na lente ocular. 

Microscópio óptico utilizado na aula. (via maquina fotográfica)

Depois fomos para o laboratório ao lado aonde tinha vários microscópios com lâminas de diferentes tipos de tecido. Nós observamos o material presente nas lâminas, e tivemos que ajustar o foco e tentar tirar as fotos com câmeras e celulares. É muito difícil essa parte, principalmente para quem não tem prática. Tivemos um pouco de dificuldade em conseguir pegar as imagens, percebemos que facilita o procedimento se tirarmos o apoio da ocular para encaixar a lente da câmera, mas depois de muitas tentativas usando o zoom da câmera, conseguimos as imagens. Já para obter as imagens com a câmera do celular é mais complicado, pois o celular só possui o zoom digital, por isso foi necessário chegar bem próximo da ocular tentando achar os focos e as posições necessárias. Essa aula foi interessante e legal, pois serviu de treinamento para as próximas fotos. E até que o resultado não foi tão ruim assim.

Célula da raiz de cebola em Anáfase. Aumento de 400X. (via celular)

Tecido Adiposo. Aumento de 400X. (via celular)

 Folha de Elodea. Aumento de 400X. (via maquina fotográfica)
 
Epitélio simples cúbico e glândulas endócrinas vesiculares da Tireoide. Aumento de 40X. (via maquina fotográfica) 

Alunos: Luiz J. F. Gruppi;  Camila Mira; Rafael Barbosa, Manuela Lelis.

Um comentário:

Flávia disse...

Oi pessoal, gostamos do relato onde vocês expõem as dificuldades na aquisição das imagens. Isto é muito útil para os interessados em fazer o mesmo tipo de trabalho. Apesar da dificuldade encontrada, as imagens ficaram boas. Entretanto, faltaram os dados técnicos de como fazer o alinhamento do microscópio, tais como, o ajuste correto do condensador (altura e centralização) e etc. Além disso, as legendas das imagens poderiam conter mais informação das estruturas presentes.