quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula pratica com Fotografia


Boa Tarde,
Em aula prática no dia 22/03/2012, juntamente com os professores de EDP III, foi possível observar e aprender melhores maneiras de como fotografar laminas em microscopia óptica. Para isso, os alunos foram orientados em um microscópio multiusuário sobre o ajuste do condensador, em especial na altura e centralização, mas também no ajuste da luminosidade e foco.As amostras utilizadas para a aula foram de células vegetais de raiz de cebola e folha de Elódea. Em foto com câmera digital, utilizando o zoom de 4x, podemos observar uma divisão celular em raízes de cebolas, juntamente com o aumento do microscópio de 40x. Apesar da dificuldade de se focar a lamina no microscópio utilizando a câmera, as fotos saem perfeitamente, possibilitando as imagens a seguir referentes às diversas fases da divisão celular:

Anáfase em célula da raiz de cebola. Aumento 40x, zoom 4x.

Além das diferentes fases da divisão celular, o grupo pôde observar a ciclose nas células da Elódea. A ciclose é o fenômeno de movimentação do hialoplasma da célula, através da relação entre os microfilamentos de actina e a miosina, que juntos permitem que diversas organelas entrem em movimento. Diante da cena, o grupo não hesitou em gravar o fenômeno, muito interessante, que todos podem conferir no vídeo abaixo:

 


Grupo: Igor Ballego Campos, Léticia Costa Gonçalves, Mirley de Oliveira Marques Alves, Pedro Henrique Morais Fonseca, Rejane Leal Candido.


Fotografia na Microscopia


Olá pessoal,

Vamos dividir com vocês um pouco sobre os conhecimentos que diz respeito a fotografia na microscopia óptica.
Vamos ressaltar a importância da fotografia na microscopia, falar um pouco sobre o modelo do microscópio que tivemos contato e das laminas que foram analisadas.

* Importância da fotografia
A fotografia é uma ferramenta que pode aproximar o mundo microscópico da educação e da ciência, facilitando a compreensão e a análise do mundo microscópico por meio do registro fotográfico.

* Os microscópicos utilizados
Microscópio Óptico - Olympus Bx41
Aumentos- 4x ; 10x ; 40x ; 100x  
Na primeira parte da aula, foi apresentado um microscópico óptico que continha 5 oculares possibilitando a analise em grupo de uma lamina de raiz de cebola.
Durando a analise dessa lamina foram feitas ressalvas a respeito das estruturas diferenciadas que o microscópio apresenta, como foi dito, uma delas é a presença de 4 oculares ligadas a um microscópio, o microscópio apresenta também uma seta que proporciona a mudança de cor podendo ser vermelha ou verde, dependendo da coloração da lamina.
Um ponto importante citado na aula é a influencia da iluminação adequada para que se obtenha uma boa fotografia, além disso, é necessário centralizar o objeto para que possa-se obter uma fotografia de qualidade.
Além do microscópio óptico de 5 oculares utilizamos o microscópio comum para a aplicação das técnicas de fotografia. 

* As laminas
Foram analisadas diferentes laminas (sangue-hemácias ; elódia e cebola) em aumentos de 4x, 10x, 40x e 100x (100x somente a hemácia).
A primeira imagem  é uma foto microscópica de uma amostra de sangue
Estruturas presentes; Hemácia, Hematófilo e Linfócito
Aumento 100x - microscópio óptico
A segunda imagem é uma foto da porção de uma cebola
Estruturas presentes; Células com núcleo interfásico  Aumento 40x - microscópio óptico
o vídeo ilustra a movimentação dos cloroplastos em uma 
célula de elódia.
 Microcopio ótico ; Aumento 40x

Essa experiência foi possível através da orientação dos ministrantes da disciplina de estudos e desenvolvimentos de projetos 3, tanto o texto quanto as fotografias e o vídeo  foram obtidas ao longo dessa aula, os materiais aqui exibidos são de autoria do grupo e foram escolhidas por apresentarem melhor nitidez e exemplificação das estruturas

Até a próxima publicação.



Elis Laura P. Garcia; Luciana M. Oliveira Barbosa; Mariana Mendes P. Azevedo; Maryssa F. Zecchin Simões; Marilu; Mateus George

REFERENCIA : JUNQUEIRA. L C,et. AL. Biologia Celular e Molecular. 8ª Edição 2005. Editora: Guanabara.

Célula da raiz de uma cebola em metáfase


Bom dia!

A primeira aula prática de EDPIII teve como objetivo ensinar os alunos maneiras de tirar fotografias com qualidade no microscópio. Iniciamos com um embasamento prático pela professora Flávia, a qual demonstrou o que devemos fazer e quais partes do microscópio manusear para auxiliar na próxima etapa da aula. Para registrar as fotos, utilizamos duas câmeras com diferentes zoom. Escolhemos a que estava mais nítida, embora não tenha ficado de alta qualidade devido á nossa dificuldade inicial no manuseio da câmera e da falta de prática. 

A fotografia escolhida mostra as células da raiz de um cebola, onde encontramos uma célula em metáfase, apontada pela seta do microscópio. Nessa etapa da divisão, os cromossomos atingem o estado de condensação máxima e assim as duas cromátides se tornam visíveis ao microscópio de luz. Inicialmente essa fase é definida pelo alinhamento dos cromossomos na região central da célula. A figura abaixo demonstra detalhadamente essa observação (zoom 4x câmera, objetiva 40x, ocular 10x).

JUNQUEIRA, L. C; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.181.

Célula em metáfase da raiz de uma cebola
(foto: arquivo pessoal)


Grupo: Alan Assunção, Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Bacalá, Gabriela Lima e Laís Milagres.


quarta-feira, 28 de março de 2012


Anáfase – Célula do tecido da raiz da cebola



(fonte: arquivo pessoal)

                (Zoom 8X câmera, 40x microscópio / Células da raiz de Cebola)

Durante essa empreitada de produzir material para o blog, a dificuldade começou logo no momento de fazer as fotos. Nossa falta de experiência pesou até no momento de acertar a posição da lente das máquinas ao se encaixarem no microscópio. Escolhemos esta foto pela nitidez das estruturas que queremos mostrar. Então testamos cada zoom, de cada câmera aleatoriamente.

            A foto escolhida foi tirada de uma lâmina que foi preparada pela professora Vera Lúcia Bonfim no dia 22/03/2012. Está exposto o corte de uma raiz de cebola, com zoom óptico de 40x, junto com o da câmera de 8x. Na seta, esta visível um processo de divisão celular chamado Anáfase (Ana, movimento), onde ocorre a ruptura do equilíbrio metafísico com a separação e migração das cromátides, que agora passam a ser chamados de cromossomos filhos. Durante esta migração, os microtúbulos das fibras cinetocórias encurtam por perda de dímeros de tubulinas nas extremidades polares, e assim aproximam os cromossomos filhos dos pólos.



REFERÊNCIA

JUNQUEIRA. L C,et. AL. Biologia Celular e Molecular. 8ª Edição 2005. Editora: Guanabara.

Grupo:

Jade Luiza

Larissa Rossetto

Marcelo Warys

José Augusto Tanaka

Pedro Palermo

Clea Ferreira

Rogério Amaral
















segunda-feira, 26 de março de 2012

Aula Prática de Fotografia Associada a Microscopia

Bom Dia a todos!
Na primeira aula prática de EDP3 tivemos noções de fotografia ligada a microscopia, como conseguir um bom registro a partir de ajustes do microcópio e treinamos posteriormente sobre alguns materiais como um nucleo interfásico (40x), raiz de cebola em anáfase (40x), folha de elódea (40x).
A professora Flávia Lima mostrou a importância do registro fotográfico e como a câmera auxilia no registro do que é observado.
Utilizamos um microscópio óptico adaptado com hastes acopladas ao principal para vários observadores (total de 4 por vez). A prof. Flávia explicou algumas partes do microscópio importantes uma boa fotografia, como o ajuste do condensador que dá focaliza a fonte de luz, como diminuir o fundo amarelo da foto, ajuste de altura, entre outros.
Logo após treinamos as técnicas ensinadas em outros matériais, a exemplo temos:

Figura 1 - Cloroplastos observados em folha de Elodea (40x)