De maneira simples, o termo radical livre refere se a átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. É este não emparelhamento de elétrons da última camada que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas (FERREIRA, MATSUBARA, 97).
Diariamente o corpo libera essas moléculas em quantidades pequenas, são eliminadas pelo próprio organismo sem causar danos, o problema surge quando a produção dessas moléculas aumenta e elas tornam-se vilãs.
Como em sua maioria são derivados do metabolismo do oxigênio utilizamos o termo “espécies reativas do metabolismo do oxigênio” (ERMO) para referirmo-nos a eles.
Existem evidências de que as ERMO possam estar envolvidas em mais de 50 doenças como as pulmonares ex: enfisema e asma dentre outras, a doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral, a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla e catarata.
Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo da formação das ERMO. A oxidação provoca danos às nossas células e acredita-se que esse dano cumulativo é o que provoca o envelhecimento.
Uma maneira de reduzir a probabilidade de contrair certas doenças é manter uma dieta em porções diárias de frutas e vegetais que contenham vitaminas A, C, E, Zinco e Beta Caroteno, que são antioxidantes, em vez de tomar suplementos.
Alimentos Ricos em antioxidantes
- Vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
- Vitamina C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
- Vitamina E: óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
- Beta Caroteno: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
- Zinco: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite
Obs:Chá verde é um dos mais importantes antioxidantes.
O alho é conhecido como anti-radical livre.
Referências:
Bianchi, M. de L. P.; Antunes, L.M.G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Revi. Nutr. Campinas vol 12, n. 2, p. 123-130, 1999.
Ferreira, A.la.;Matsubara, L.S Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo. Revista Ass. Med Brasil vol 43, n, 1, p. 61-8, 1997.
http://www.wdicas.com/alimentos-antioxidantes-dicas-proteja-o-corpo-dos-efeitos-da-oxidacao/
Grupo:
Natália Conceição
Luiz Fernando Alves da Silva
Paulo Roberto Faquinelli
Renata Nogueira de Medeiros
Um comentário:
Pessoal, interessante vocês trazerem para o blog um tema que foi discutido no seminário da disciplina.
Postar um comentário