Legenda: 1 - Condroblasto
2 - Condrócito
3 - Grupo isógeno
4 - Matriz cartilaginosa
Dentre os tecidos especializados do conjuntivo encontra-se o tecido cartilaginoso, este tecido é utilizado na natureza, sempre que há necessidade de um tecido resistente para dar forma a um órgão, porém um tecido que não seja rígido demais.
Em comparação com o osso pode-se dizer que ele tem maior flexibilidade e ambos têm função modeladora.
A célula cartilaginosa é chamada condrócito, que se originam a partir dos condroblastos. Podemos ver condrócitos reunidos em pequenos grupos no interior de pequenas cápsulas. A substancia fundamental é rica em colágeno.
Não há vascularização neste tecido, portanto as células cartilaginosas recebem nutrientes e fazem trocas gasosas por difusão com tecidos vizinhos.
Distinguem-se três tipos de cartilagem:
- CARTILAGEM HIALINA: É encontrada nos adultos nos brônquios e traqueia. Tem predomínio de substância intercelular.
- CARTILAGEM ELÁSTICA: Difere da anterior pela presença de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão da orelha e na epiglote.
- CARTILAGEM FIBROSA: É a mais resistente das três variedades mostra abundante em fibras colágenas e elásticas. Podem ser vistas nos meniscos articulares e discos invertebrais.
Muitas espécies de peixe têm seu tecido mais cartilaginoso do que ósseo, como os peixes condrictes como os tubarões que possuem o esqueleto predominantemente cartilaginoso.
REFERÊNCIAS:
SOARES, J.L. BIOLOGIA. Vol. 1. São Paulo: Scipione, 1994.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio15.php. Acessado em 16 de novembro de 2011.
Grupo: Diogo Alves, Marcelo Warys, Thaís Marques, Thayane Bueno, Tiago Souza
Um comentário:
Faltou a referência da figura e indicá-la no texto. O tecido cartilaginoso deveria ter sido comparado com o tecido ósseo e não com o osso. Prestem atenção na pontuação, acentuação, etc.
Postar um comentário