quinta-feira, 26 de maio de 2022

Lição de Botânica - Segunda etapa da disciplina

 

Olá, caros leitores

No post de hoje, irei comentar sobre a segunda parte da disciplina de EDP III. Essa etapa envolveu uma dinâmica diferente, onde nós atuaríamos como orientadores e orientandos, simultaneamente. Dessa forma, iríamos tanto desenvolver um projeto nosso, de acordo com as orientações de outro colega discente, como também tínhamos a responsabilidade de orientar outro colega no desenvolvimento de um projeto. A dinâmica teve seus desafios e desencontros, devido ao fato de nossa turma ser pequena, as faltas prejudicaram um pouco a troca de ideias e informações entre nós e os docentes envolvidos na disciplina, mas de forma geral, foi possível desenvolver os trabalhos de forma tranquila e criativa. Segue aqui, um pequeno relato de como foi o desdobramento das atividades.

Como orientador:

1ª semana: Após sorteio aleatório, o Sidney foi selecionado como meu orientando. Eu então sugeri para que ele produzisse um podcast. Sugeri também um tema: Taxonomia, e solicitei para que ele definisse as diretrizes básicas do podcast para a próxima semana.

2ª semana: Nessa semana, falamos sobre a mudança do tema, cujo qual estava trazendo dificuldade ao orientando, que não tinha muita afinidade com a área. Definimos então um tema em conjunto, e ficou decidido que ele produziria um podcast sobre a percepção popular a respeito do cientista. Foram passadas também orientações sobre como produzir um roteiro e definir o tipo de podcast que seria gravado.

3ª semana: O orientando apresentou o modelo de podcast que seria grava, assim como um rascunho do roteiro e das entrevistas que seriam gravadas. Discutimos sobre a duração do podcast e também sobre como as perguntas da entrevista deveriam ser conduzidas.

4ª semana: Nessa semana, não foi possível discutir sobre o projeto. Tanto o orientando como eu não comparecemos a aula, pois estávamos apresentando sintomas de síndrome gripal. Para a quinta semana, é esperado a apresentação do podcast concluído, juntamente com a discussão sobre o processo de produção do mesmo.

Como orientando:

1ª semana: Após sorteio também, a Graziela seria minha orientadora. No primeiro momento, ela me sugeriu a produção de uma pequena história em quadrinhos, relacionada com o tema de “plantas vulgares”, cujo qual ela já havia trabalhado na primeira parte da disciplina. Eu também deveria apresentar minha escolha de planta para retratar no quadrinho. Para selecionar, utilizei o livro Plantas Medicinais no Brasil, Nativa e exóticas, do Autor H. Lorenzi.

2ª semana: Apresentei um pequeno esboço do roteiro, com a concepção dos personagens que participariam e das falas dos mesmos. A planta selecionada foi a Acerola, e eu a retrataria como uma poderosa aliada da imunidade do organismo, devido a presença de vitamina C nos seus frutos. Foram apontados algumas sugestões de alteração para um personagem específico, o Vilão Vírus, pois a presença dele parecia vaga para os leitores.

3ª semana: Nessa semana eu apresentei um esboço desenhado a mão, onde poderíamos ter uma ideia de como ficariam dispostos os elementos na ilustração, e também visualizar como estavam organizados os quadrinhos. Foi sugerido que eu adicionasse um pequeno glossário na parte inferior do quadrinho.


4ª semana: Foi o momento de apresentar o projeto praticamente finalizado. Com suas falas posicionadas e devidamente colorido e digitalizado (através do CorelDRAW), o quadrinho já tomou sua forma final. Houveram apenas algumas sugestões a respeito do glossário, onde os devidos ajustes foram feitos. Não estive presencialmente nessa aula, porém enviei meu projeto através da Graziela, para que pudesse ser avaliado pelos Docentes. Dessa forma, na quinta semana, irei apenas apresentar novamente o quadrinho, e falar a respeito do processo de criação do mesmo, relatando dificuldades e reflexões.

Segue a seguir, o quadrinho devidamente finalizado. Espero que gostem e obrigado por acompanhar!

Lição de Botânica - Tutorial de como montar um pequeno herbário


Olá, caros leitores

Nessa postagem, irei compartilhar como foi o processo de produção do meu projeto audiovisual baseado na peça Lição de Botânica, de Machado de Assis.

Antes da produção, foi necessário reunir alguns materiais:

·         Duas placas de madeira;

·         Barbantes;

·         Papelão;

·         Jornal;

·         Cola branca;

Também foi preciso coletar alguns exemplares de plantas:

·                    Orchidaceae (orquídeas)

Ø    Orquídea (não identificada)

·                    Oleaceae (jasmíneas e oleáceas)

Ø    Jasmim do caribe

·                    Amaryllidaceae (narcíseas)

Ø    Cebolinha

·                    Rubiaceae (rubiáceas)

Ø    Ixora

·                    Apiaceae (umbelíferas)

Ø    Salsa

E por fim, precisei de um computador, celular e tripé, para produzir e editar o vídeo e som.



Depois de reunir todo o material necessário, parti para a primeira etapa da produção: Gravar os vídeos. Contei com a ajuda de um amigo da faculdade para operar a câmera, enquanto eu atuava.

A segunda etapa da produção foi tratar as imagens, e realizar os cortes necessários nas mesmas. Fiz todo esse procedimento utilizando um computador, através do aplicativo EaseUS Video Editor. Esse aplicativo é bem intuitivo e completo, possui trilhas sonoras e transições que podem ser utilizados gratuitamente, sem problemas de direitos autorais.

A terceira etapa foi gravar a narração, utilizando um smartphone e um aplicativo de gravador genérico. A narração seguiu um script que eu havia escrito anteriormente, para que as informações ficassem organizadas de uma forma lógica e ordenada.

A quarta e última etapa desse trabalho, foi juntar o áudio e vídeo. Novamente utilizei o app EaseUS, que facilita bastante esse tipo de processo. Foram adicionados também as transições e créditos, e finalmente finalizado o projeto.

Segue o vídeo completo, para que possam conferir. Obrigado por acompanharem minha produção!







sexta-feira, 20 de maio de 2022

EDP III - Lição de Botânica, Segunda Parte - pt 1

Nessa segunda parte da Disciplina de EDP3 os papeis iriam mudar: Nós alunos que seriamos o Orientador de outros alunos e seriamos também orientados por outros alunos. Como nossa turma é bem grande, de apenas 3 alunos, também tivemos que fazer projetos individuais. Fizemos um sorteio para saber que seria Orientador/Orientando de quem. Felipe seria meu orientando.

Como Orientador:

Na primeira semana já conversamos e dei como sugestão ele dar uma certa continuidade do meu trabalho anterior na disciplina, falar sobre Plantas medicinais, escolher uma planta do livro Plantas Medicinais no Brasil, Nativa e exóticas, do Autor H. Lorenzi.

Minha sugestão de projeto foi que ele criasse uma história em quadrinhos com o tema, de 1 página apenas, podendo ser feito no papel ou em aplicativos. Para o público Ensino fundamental 2  (6º à 9º ano) e ensino médio.

Primeira semana: pedi para que me trouxesse a planta escolhida, e o esboço de como ele iria fazer o roteiro e quais personagens ele colocaria na história.

Segunda semana: a planta escolhida foi a fruta Acerola (Malpighia emarginata), ele trouxe o esboço e fiz a correções, principalmente apontando em como a personagem Vírus seria desenvolvido nesse quadrinho.

Terceira semana: Felipe me trouxe um esboço já desenhado em preto e branco e corrigiu o desenvolvimento da personagem Vírus e definiu os diálogos.

Quarta semana: solicitei que ele trouxesse o quadrinho pronto, com todos os diálogos já corrigidos e os desenhos todos coloridos.


Como Orientando:

Meu orientador é o Sidney, e primeiramente conversamos e pensamos em fazer um banner com o tema Ciência aplicada X Ciência Básica. Na semana seguinte eu pensei bem sobre o tema e acabei desistindo desse tema e conversei com meu orientador para mudarmos o tema e o projeto, ao fim, decidimos que eu iria fazer um panfleto com o tema voltado para flor e sua estrutura.

Eu já estava um pouco atrasada em relação aos outros orientandos, mas não desisti, e com o auxilio do meu orientador fui desenvolvendo o panfleto, lendo alguns artigos, vendo como montava um panfleto informativo e completo. Eu queria algo que chamasse a atenção do público, que foi definido para os primeiros semestres do ensino superior, então pensamos em título chamativo: “Você sabia que a alface têm flor?”.

Pelo site Canva, comecei a montar meu projeto, com imagens e informações sobre a Alface, fiz pelo app no celular pois estava sem computador, então ficou um projeto incompleto pois não adicionei a parte sobre a estrutura da flor e sem nenhuma edição padronizada, como fonte, tamanho e cor. (em anexo na imagem a baixo)

  


E já na quarta semana, era para ter trazido o projeto pronto, porém eu o trouxe ainda incompleto e com alguns erros. Na parte da frente coloquei uma pequena introdução e o que é uma flor e falei sobre a Alface e sua reprodução. Na parte de trás do panfleto, eu falei da estrutura da flor, porém, usei como exemplo uma flor de uma família diferente da família da Alface, a família Asteraceae, e nesse eu tinha colocado como exemplo um lírio, mais genérico. E me alertaram o fato dos textos estarem em termos muito técnicos e que eu poderia transcreve-los. E colocarei mais informações no quadro em branco, juntamente com as referências. Então eu farei essa correção faltando apenas 1 semana para a apresentação do projeto final.