Ciência Itinerante - EDP
III - 2018.1
Olá, queridos leitores!
Primeiramente
gostaríamos de agradecer a sua atenção e convidá-lo a se juntar a nós nessa
longa jornada na disciplina de Estudos e desenvolvimento de projetos III. Hoje
iremos postar a primeira atividade da disciplina, o Ciência itinerante. Ciência
itinerante consiste na elaboração de textos informativos que posteriormente vão
ser divulgados para a população, trazendo conhecimento e curiosidades, independente
do nível de escolaridade dos leitores.
O
primeiro passo para a construção dos textos foi a escolha dos temas. Dentre os
temas propostos, decidimos abordar as adaptações das folhas em diferentes
ambientes como assunto do primeiro texto. Porém, por se tratar de um tema muito
amplo, teríamos que escolher um mais específico e assim abordar as questões
anatômicas. Escolhemos aprofundar nas adaptações foliares comuns a plantas que
vivem em ambientes xéricos, utilizando a espirradeira (Nerium oleander) como exemplo, já que a planta é muito encontrada
nas ruas da cidade de Uberaba. No segundo texto decidimos abordar a enxertia
como assunto, pois seu uso comercial é amplo na produção de mudas de laranja,
limão, manga, entre outras.
O principal desafio para a produção de ambos
os textos foi transcrever alguns termos técnicos para uma linguagem mais
simples, mas com a ajuda da professora Flávia conseguimos resolver o problema.
A melhor etapa da atividade foi a produção das imagens, que nossos queridos
integrantes, Jéssica e Ronielson, fotografaram e editaram para o cartaz. Além
disso, tivemos que produzir nosso próprio enxerto, o que nos possibilitou
colocar em prática o conhecimento adquirido durante a produção dos textos. Para
o enxerto utilizamos o limão como porta- enxerto e a laranja como enxerto. Se
alguém se interessar em produzir o seu próprio enxerto, recomendamos um site com o passo a passo e iremos deixar na referência no final do texto.
Pois
bem, queridos leitores, chegamos ao final da nossa primeira atividade da disciplina,
espero que tenham gostado de saber como foi a elaboração e execução do nosso
trabalho. Espero vocês na próxima atividade.
Boa
leitura!!!
APPEZZATO-DA-GLÓRIA, B.
& CARMELLO-GUERREIRO, S.M. Anatomia
vegetal. 2a ed. Viçosa: Editora UFV, 2006.
PEIL, R. M. A enxertia na produção de mudas de
hortaliças. Rev.
Ciência rural, Santa Maria, v.33, n.6, p. 1169-1177, nov-dez, 2003.
Disponível em: < https://www.abhorticultura.com.br/downloads/enxertiaHort.pdf>
Acesso em: 23 mar. 2018.
Para
fazer seu próprio enxerto: Disponível em: < https://gespianos.wordpress.com/2016/06/06/enxertia-o-que-e-para-que-serve-como-fazer>.
RIBEIRO, G. D. et al. Enxertia em fruteiras. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/859550/1/rt92enxertiadefruteiras.pdf>.
Acesso em: 27 mar. 2018.
COSMO, B.M.N.; GALERIANI, T. M. Características anatômicas e morfológicas
da estrutura foliar. Disponível em:< https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/caracteristicas_anatomicas_e_morfologicas_da_estrutura_foliar.pdf>.
Acesso em: 27 mar. 2018.
Grupo: kellen
Ribeiro; Jéssica Josiane; Nataly Mendes; Ronielson Gaia; Ronildo Gaia.
Um comentário:
Pessoal, gostamos bastante do texto de vocês. No entanto, a frase que fala do limão como porta-enxerto e da laranja como enxerto ficou com pouco confusa.
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