Olá Leitores,
Como estudantes da disciplina Estudos e Desenvolvimento de Projetos III nos foi proposto a realização do projeto Ciência Itinerante. Ele visa a divugação científica e ocorrerá de uma maneira não muito convencional; a ideia seria produzir textos com uma linguagem descomplicada e clara para os colocarem em circulação nos transportes públicos da cidade de Uberaba-MG.
Como estudantes da disciplina Estudos e Desenvolvimento de Projetos III nos foi proposto a realização do projeto Ciência Itinerante. Ele visa a divugação científica e ocorrerá de uma maneira não muito convencional; a ideia seria produzir textos com uma linguagem descomplicada e clara para os colocarem em circulação nos transportes públicos da cidade de Uberaba-MG.
Inicialmente escolhemos os temas; “As macromoléculas no corpo
vegetal” e “Fisiologia do sistema reprodutor feminino”. Esses
temas eram muito abrangente e, devido o espaço destinado a
atividade, seria impossível os tratar de uma forma geral. Então
dentro dessas duas temáticas produzimos dois textos, “Os
carboidratos no corpo vegetal” e “Afinal, o que é menstruação?”.
O conteúdo desses dois textos se relaciona com as matérias
ministradas pelos professores orientadores. A grande dificuldade da
atividade foi encontrar maneira de adequar o conhecimento teórico,
aprendido em sala de aula, para a realidade da população que talvez
não tenha esse acesso. A escolha dos temas, muito recorrente na vida
de todos nós, foi a primeira forma de fazer essa aproximação da
academia com a comunidade, que se estendeu na escolha do vocabulário
utilizado. Visando o fácil e claro entendimento foi usado uma
escrita evitando termos científicos não muito conhecidos. As
monitorias com os professores orientadores nos ajudaram bastante nesse
processo.
Bibliografia
usada para a elaboração dos textos:
GUYTON,
A.C., HALL, J.E Tratado De Fisiologia Médica 10. Ed. Rj . Guanabara
Koogan, 2002
RAVEN,
P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia
Vegetal,
7a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de
Janeiro.
Um comentário:
Pessoal, o texto em vários pontos está confuso, devido à forma como foi apresentado. Gostaríamos, ainda, de deixar claro que mesmo um assunto sendo abrangente ele pode ser abordado dependendo de como é escrito. Um dos objetivos da atividade é desafiá-los a na escrita de temas variados.
Postar um comentário