Olá pessoal!
Cursamos o terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Temos neste
período a disciplina de EDP III (Estudo e Desenvolvimento de Projetos) e a
primeira atividade é a elaboração de dois textos referentes à algumas
disciplinas cursadas no período vigente.
A
intenção do Ciência Itinerante é levar ao leitor o conhecimento e a curiosidade
de assuntos relacionados à disciplinas específicas da Biologia de maneira
simples e clara. No entanto, realizamos dois textos com assuntos associados
tanto à biologia quanto à química.
Um
dos textos fala sobre algumas pessoas que acreditam que, dormir em um quarto
fechado que tenha plantas, estas irão “roubar-lhes” o oxigênio durante a noite.
O outro texto aborda um conteúdo bastante curioso e que chama a atenção, que é
o porquê a prata escurece em algumas pessoas e como fazer para recuperá-la.
O
primeiro tema foi escolhido para desmistificar a história de que as plantas
podem nos matar por elas estarem dentro de nossos quartos enquanto dormimos. De
início tivemos um pouco de dificuldade na questão da escrita, colocamos termos
difíceis sendo que o propósito da atividade é um texto informal e para todos os
públicos. Utilizamos um livro de bioquímica para descrever com precisão e
clareza o processo de fotossíntese. No mais, descartamos uma fonte que envolvia
a substância “piretrina”, esta substância é um repelente natural das plantas e
durante a noite ele é liberada para combater insetos fitófagos. No site dizia
que a piretrina poderia causar falta de ar nas pessoas, o que leva ao fato
dessas pessoas acharem que as plantas estão “roubando” o oxigênio. Porém, nos
mamíferos, a piretrina tem um baixo efeito, o que não seria tão relevante para
escrever no texto.
O
segundo tema foi selecionado para acabar com a curiosidade da população em
relação ao motivo do escurecimento da prata e mostrar como ocorre o fenômeno
químico presente. Neste texto a dificuldade maior foi com a organização e esclarecimento
dos fatos. Quanto à bibliografia, usamos um livro de Química, um site e um
artigo de feira de ciências.
Em
ambos os textos, tivemos a orientação da professora Vera, que nos auxiliou no
conteúdo e na organização.
Seguem nossos textos:
Bibliografia do texto “As plantas podem nos matar?”:
CAMPBELL, Mary
K. FARREL Shawn O. BIOQUÍMICA. Tradução
da quinta edição norte-americana. V. 1 – Bioquímica Básica. Ed. Cengage
Learning, 2007.
Bibliografia descartada:
<https://correiociencia.wordpress.com/2009/06/17/faz-mal-dormir-com-plantas-dentro-do-quarto/>
Bibliografia do texto “Porque a prata escurece?”:
FELTRE, Ricardo. QUÍMICA. v. 2.
Físico-Química. Ed. Moderna. 6ª edição: São Paulo, 2004.
CASTRO, J. et al. O estudo da oxidação e da
recuperação dos objetos de prata: O Desconhecimento geral da população. FEPROQUIM
– Feira de Projetos de Química, 2012. Disponível em: < http://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/14/545-14207.html>
<http://super.abril.com.br/cotidiano/gases-suor-fazem-prata-escurecer-436383.shtml>
Alunos: Jéssica Lacerda, Mariana Baptista, Bruno
Silva, Caíque Manóchio, Rafaella Marcondes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário