A fotomicroscopia é um importante meio de análise de tecidos e células dos mais diversos organismos existentes no planeta, pois auxilia na melhor visualização de cortes e estruturas invisíveis ao olho nu. As objetivas de um microscópio auxilia exatamente nisso, proporcionando diferentes aumentos para a visualização de cortes.
Um microscópio bem ajustado é fundamental para uma perfeita análise de qualquer microscopia, pois um bom ajuste ajuda a focar a estrutura a ser analisada. A luz de um microscópio é o principal meio de se conseguir uma microscopia de qualidade, pois ela delimita o objeto a ser analisado na lâmina com a luz emitida.
A aula de explicação de utilização e ajuste de microscópio nos auxiliou a como fazer um bom ajuste para que a análise e as fotos tirada tenham o melhor desempenho possível, pois isso interfere na qualidade de ambas atividades.
A princípio, a sala foi divida em dois grandes grupos e posteriormente em vários grupos compostos por quatro alunos, pois o microscópio utilizado foi um multiusuário de quatro pares de oculares onde, com o auxílio da professora Flávia, onde foi possível perceber que o ajuste de um microscópio vai muito além de ligá-lo e colocar a lâmina.
Abaixo, uma foto tirada do microscópio multiusuário:
Posteriormente a essa explicação, fomos para o laboratório onde havia vários microscópios ópticos individuais para que fosse possível fazermos os ajustes desses microscópios e fotografar as lâminas disponíveis.
As fotos abaixo foram tiradas dessa atividade, ilustrando o desempenho do grupo.
Elódea (aumento 10x e redimensionada para melhor visualização).
Elódea (aumento 40x e redimensionada para melhor visualização).
Elódea (aumento 100x e redimensionada para melhor visualização).
Grupo: Ana Souza; Arthur Medeiros; Leonardo Rodrigues; Vitória Andrade.
Um comentário:
Pessoal, as 3 últimas imagens foram apresentadas com legenda, o que é esperado em trabalhos desta natureza. No entanto, a primeira imagem deixa o leitor em dúvida, pois na verdade vocês apresentam uma imagem obtida a partir do microscópio e não do equipamento em si, como sugerido no texto. O texto está repetitivo e confuso. O esperado, que seria uma breve explicação da técnica de ajuste do microscópio, não foi feito.
Postar um comentário