Olá Pessoal!
Hoje estamos divulgando as aulas práticas de EDP3 dos dias
(13/12 e 20/12/2012). Com o auxilio da professora Flávia Lima, que nos ajudou a
manusear o microscópio óptico multiusual e depois fomos a outro laboratório
com o professor Carlos Araújo para observação de algumas lâminas.
Ao iniciar a aula, a professora Flávia mostrou um
microscópio óptico multiusual, explicou o funcionamento de todas as suas partes, além
de instruções para manuseá-lo. Vimos que há diferentes tipos de lentes
objetivas (4x: lente que mostra um aspecto geral, sem muito detalhes; 10x:
obtêm uma maior aproximação; 40x: a
lente mostra riqueza em detalhes, mas perde a noção de conjunto); e também os
efeitos das fontes de luz, a funcionalidade do condensador, o diafragma, os
ângulos corretos para um melhor foco e nitidez, o uso do macrômetro,
micrômetro; as escalas de acordo com as lentes objetivas, e a utilização das
setas para identificar o foco do estudo. A cada explicação, tínhamos uma
demonstração com uma lâmina de célula vegetal, o que facilitava uma maior
compreenssão. O grupo teve alguns estranhamentos ao se deparar com tantas
instruções e muitos detalhes para o manuseio, além das dificuldades no momento
de fotografar através da ocular devido à nossa inexperiência. Na outra sala também
havia microscópios com lâminas de células vegetais e de ciclos mitódicos, e
novamente a mesma dificuldade, embora nosso grupo acredite que esse tipo de
experiência em aulas práticas enriquece nossa formação, pois saímos do que os
livros mostram e entendemos de fato o que eles, professores, querem nos
mostrar. Ficamos maravilhadas diante da riqueza de detalhes que vimos em um
corte tão minúsculo de células, onde nunca podemos imaginar a olho nu !!!
Foto 1- Professora
Flávia explicando as partes do microscópio e manuseio.
Foto 2 - Microscópio Óptico Multiusual.
Foto 3 - Elódea vista na lente de 400x.Estruturas observadas: estômatos
e células anexas.
Grupo: Bruna Gabriela Antunes, Isabela Castro, Maria Luiza Ferreira, Suzane Brochine e Tainá Maraucci Aprile.
Um comentário:
Olá pessoal. O texto está rico em detalhes, apresentando o que de fato aconteceu na sala de aula, parabéns. Mas cabem aqui alguns comentários a respeito do texto. Não entendemos o que de fato vocês quiseram dizer com "os ângulos corretos para um melhor foco". Só uma dica. Neste texto seria interessante não utilizarem a palavra "foco" - como na frase a seguir: "utilização das setas para identificar o foco do estudo", como objeto de estudo afinal, o foco aqui refere-se a um dos recursos disponíveis no equipamento. Sempre que terminarem de escrever, façam uma leitura cuidadosa, afim de evitarem erros de digitação, pontuação, etc que acabam empobrecendo o texto. Na foto 3, não é a Elódea que está sendo apresentada e sim a epiderme da Tradescantia, fiquem atentos, ok! Até mais.
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