Boa tarde!
Durante nossas aulas de EDP III, tivemos que
escrever dois tipos de textos relacionados a qualquer uma das matérias especificas
que temos (Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal) para o
trabalho de Ciência itinerante. No processo de decisão do tema, a princípio, o
grupo teve a ideia de abordar o tema fungos ou bactérias tendo em vista que na
nossa visão seria um assunto interessante para a população, porém o mesmo não
foi escolhido por acharmos que o tema não se encaixava nas matérias propostas
(Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal). Então, o grupo
decidiu escolher algo que chamasse a atenção das pessoas e que fosse parte do
cotidiano delas. Ocorreram-nos dois temas abordados anteriormente nas aulas de
anatomia vegetal, que são alterações do plastídeo (interconvecção) que altera a
coloração dos frutos, por exemplo, tomate, pimentão, etc; e o crescimento das
plantas, principalmente em relação às podas das regiões meristemáticas. Após
serem escolhidos os temas, começamos a escrever sobre eles. Tivemos grandes
dificuldades de transmitir o conhecimento científico em uma linguagem mais
acessível à população e também sintetizar o conteúdo de forma que fosse
possível introduzi-lo no formato do projeto ‘Ciência itinerante’ pré-
estabelecido. Com base nos nossos conhecimentos e nas aulas assistidas
conseguimos escrever sobre os dois temas. Os professores propuseram uma aula
para que pudéssemos apresentar o esboço do nosso projeto e fazer as devidas correções.
Nessa aula a professora Flávia e o professor Carlos nos sugeriram que
fizéssemos algumas alterações nos textos. Após as correções feitas levamos os
textos modificados para a professora Flávia analisar. Depois disso tivemos que ajustar
mais alguns detalhes, de acordo com a correção da professora. Com os textos já prontos
e corrigidos, levaremos os mesmos em um CD para os professores, e assim poderão
sair para circulação.
Grupo: Igor Ballego, Letícia Costa, Mirley de Oliveira, Pedro Henrique Morais e Rejane Leal.
Um comentário:
Pessoal, coloquem, das próximas vezes, os nomes corretos nas disciplinas cursadas neste período. Vale a pena dar uma leitura no texto antes de postá-lo, pois existem trechos de frases repetidas e que poderiam ser suprimidos. Gostamos da maneira como relataram o processo de construção do Ciência Itinerante.
Postar um comentário