No decorrer das aulas de EDP III, os professores propuseram a produção de alguns textos para o "Ciência Itinerante". Estes deveriam estar relacionados com as matérias específicas e serem escritos de maneira simples, pois seriam colocados em circulação nos ônibus de Uberaba. Tivemos que escolher entre Células e Tecidos Vegetais , Morfofisiologia Celular e Tecidual e Bioquímica e optamos pelo primeiro, pois já tínhamos dois tópicos que acreditamos despertar interesse na população e um novo tópico surgiu no decorrer da atividade. Os professores Flávia, Carlos e Vera deram instruções para a produção dos textos, que deveriam ser padronizados e seguidos por todos os grupos, com as seguintes orientações: folha A4; imagem de fundo e letras determinadas pelos professores; texto divido em duas colunas; uma foto de arquivo pessoal no canto superior esquerdo com legenda e uma caixa de texto com o nome dos integrantes do grupo.
O primeiro tema escolhido foi a interconversão dos plastídeos relacionado a maturação dos frutos, o que pode ser observado quando há mudanças na coloração, como por exemplo, no pimentão (amarelo e vermelho). Este tema desperta curiosidade pois é algo que pode ser observado no nosso dia-a-dia. Assim como o primeiro, o segundo está relacionado a matéria de Células e Tecidos Vegetais, com um tema de curiosidade geral. O assunto foi a degradação da lamela média que pode ser observada pela "maciez" do fruto com o passar do tempo, como por exemplo, no mamão. Assim como os anteriores, o último tema está ligado a matéria de Células e Tecidos Vegetais e aborda como cada tipo de coloração presentes nas flores é capaz de atrair polinizadores diferentes.
A nossa maior dificuldade foi escrever o texto no power point, formatando-o de acordo com os padrões exigidos pelos professores, pois não tínhamos experiência nesta forma de produzir. Nas aulas seguintes, levamos os textos para que pudessem ser corrigidos antes de serem colocados em circulação e foram feitas algumas alterações até chegar a produção final. Os textos prontos de todos os grupos estão em um CD e serão levados na próxima aula para que os professores escolham quais serão colocados em circulação.
Grupo: Alan Assunção, Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Bacalá, Gabriela Lima e Laís Milagres.
Um comentário:
Pessoal, gostamos da forma como o processo de construção do Ciência Itinerante foi descrito, mas sentimos falta, como em outros grupos, de maior detalhamento das fontes usadas para a construção dos textos; bem como da postagem do produto final. Além disso, no texto acima alguns trechos estão repetitivos, o que pode prejudicar a clareza do mesmo.
Postar um comentário