terça-feira, 28 de junho de 2016

Stop Motion - Descomplicando a Cadeia Respiratória.

Boa Noite, Leitores.

Hoje estamos postando a última etapa da disciplina EDP III, o produto final do stop motion. Com essa atividade tivemos a experiência de montar uma ferramenta didática que possa auxiliar na compreensão do mecanismo da cadeia respiratória, com ênfase na cadeia transportadora de elétrons.

A partir do modelo didático sobre a cadeia respiratória, que postamos anteriormente, fizemos uma sequência de fotos movimentando os elementos do mesmo. A dificuldade encontrada nesse momento foi manter a representação da mitocôndria imóvel e evitar diferenças de luz durante as fotos. Para resolver esse problema utilizamos a mesa de stop motion do laboratório de microscopia –UFTM (Campus Univerdecidade) que pode ser visualizada na imagem a baixo.



Fizemos a montagem e edição da sequência de fotos utilizando o programa Windows Movie Maker 2012, e tivemos um contratempo na produção final do vídeo. O programa em sua versão 2012 possui uma incompatibilidade com o computador onde o projeto foi salvo e quando o projeto era convertido em vídeo o arquivo apresentava somente o áudio. Após assistir vários tutoriais sobre o problema, percebemos que não havia solução e decidimos gravar a tela do computador usando o programa online apowersoft, ao executar o vídeo pelo Movie Maker.

Durante as reuniões com os professores orientadores, percebemos também que o Complexo II, presente no modelo didático, poderia ter sido representado com tamanho menor e mais periférico, e a Ulbiquinona posicionada melhor na parte polar da membrana interna da mitocôndria.

Confiram abaixo o produto final dessa experiência:

Título: Descomplicando a Cadeia Respiratória.



Alunos: Juliana Clara, Larissa Barbério, Luiz J F Gruppi, Manoela Lelis e Vinícius Dornfield.

Site do gravador online de tela: http://www.apowersoft.com.br/gravador-de-tela-gratis


Stop Motion - Formação do Tubo Polínico!

          Olá pessoal! 

          Enfim, a útlima parte de todo o projeto da disciplina está Finalizada! Foi um grande processo pelo qual tivemos diversas dificuldades, mas que por fim, acabamos até nos divertindo um pouco. 
          A criação do stop motion com o material didático criado por nós, foi bem complicado, inicialmente tivemos dificuldade para ajustar luz, posição, até mesmo a refeitura de partes do material didatico e toda a qualidade das fotos a serem usadas, foi um obstaculo! Tivemos que refazer algumas vezes as fotos, mas no fim, mesmo não ficando perfeito, ou do jeito que realmente gostaríamos que ficasse, acabou tudo bem. Foi ao todo um processo muito complicado, após as fotos, tivemos que adequar a legenda, sonoridade e movimentação das fotos, essa sendo a etapa que levou mais tempo para ser concretizada, pela necessidade de cuidados com os detalhes, a atenção foi crucial. 
          A orientação dos professores durante o processo foi o que possibilitou que de fato ele fosse concluido, muitas vezes ficamos perdidos sobre o proximo passo a ser dado, e o que nos ajudou foram os comentários deles, portanto achamos que deviamos um agradecimento a eles. 

           A feitura desta parte foi de fato a mais complicada, não somente pela parte criativa, mas pela necessidade de utilizar programas de computação, manuzeamento de cameras e um quesito artistico, porém mesmo com todas as dificuldades, foi uma ótima experiencia.


          Grupo: Fernanda Costa Buzutti, Fernanda Silva do Carmo, Gabriela Brandão.

Stop Motion - Síntese Proteica na Glândula da Hipófise

Boa tarde, gente! Enfim, finalizamos a última parte da disciplina de EDP III, o Stop Motion. Nessa etapa tivemos algumas dificuldades, o modelo que tínhamos construído teve que ser todo refeito, pois o outro estava inutilizável.

Após a construção do novo modelo, tiramos as primeiras fotos e fizemos a primeira versão do nosso vídeo. Na primeira correção foi sugerido que mudássemos a proteína para algo que mostrasse melhor sua forma real e contextualizássemos nosso tema. Na segunda correção, os professores pediram para revermos o tempo das legendas e mudar nossa contextualização para algo mais próximo com o que estávamos propondo. Além disso, algo que não conseguimos mudar pois o modelo já estava feito e não tinha como alterar foi a posição dos centríolos, que deveriam estar mais juntos e colocamos em lados opostos.

A atividade, apesar de trabalhosa, é bem interessante pois a partir de algo inanimado conseguimos mostrar eventos que ocorrem dentro do nosso organismo, o que ajuda na compreensão do conteúdo. 

Grupo: Maria Clara Silva Borges, Laís Miyuki Iwano Oda, Lucas Souza Cortez e Sávio Cunha Costa. 


Stop Motion - Intolerância à lactose

Boa tarde pessoal

Segue abaixo o nosso projeto final desse semestre, o stop motion sobre intolerância à lactose.
A temática foi bastante interessante de se trabalhar, tanto que estivemos com ela desde o início do semestre em todos os projetos.
Sobre a produção do vídeo em si, quase não podemos dizer o mesmo. O processo de tiragem das fotos e as edições são muito trabalhosas. Muito do que tínhamos planejado a respeito da sonoplastia não deu certo. E no fim o vídeo não chegou a dois minutos (risos).
Mesmo com as dificuldades, a produção do stop motion foi interessante, instrutiva e divertida. E, de modo geral, o grupo ficou bastante satisfeito com o resultado.
Esperamos que gostem e que este projeto complemente seus conhecimentos sobre o assunto.



Integrantes: Augusto Bordini, Lineker Faria, Tómas Veríssimo e Vinicius Coradello


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Stop Motion - Fecundação e Desenvolvimento da Célula Embrionária

Chegando ao final da disciplina de EDP3, o último trabalho o vídeo em Stop Motion. Esse é um trabalho um pouco mais complicado de se fazer, a tiragem das fotos foi o que trouxe mais dificuldades, com a questão da luz e movimento, a parte da edição também foi trabalhosa, para encaixar as imagens na forma correta e no tempo correto, a questão da música é um menos trabalhoso, porém é de toda importância que utilizássemos uma música que se encaixasse um pouco com os movimentos. A questão de colocarmos o Making off  foi algo que achamos muito interessante pois mostra um pouco do trabalho que tivemos. A questão do roteiro foi o que deu menos trabalho pois já sabíamos o que iriamos mostrar, porém mesmo assim tivemos que acrescentar coisas no decorrer da construção do vídeo.

Grupo: David Alves, Igrid Marques, Paulo Ricardo da Silva, Pedro Fárias e Rafael Bisinotto.




domingo, 26 de junho de 2016

Stop Motion- Gastrulação em anfioxo!



Chegamos à última parte das atividades desenvolvidas em EDP III. O STOP MOTION! O trabalho em sua fase de montagem é um pouco complexo, mas interessante quando se vê o resultado final. Pensar em um modelo não foi difícil acho que já o tínhamos em mente só precisava imaginar como iríamos fazê-lo.
Inicialmente reunimos e fizemos o modelo didático, na ocasião tiramos fotos com o intuito de adiantar o trabalho, porém foi necessário fazer isso de maneira mais profissional com os recursos oferecidos pela própria universidade. A ideia do nosso Stop Motion é um filme mostrando a gastrulação como se fosse uma atração de cinema.
Com essa ideia em mãos nós preocupamos em montar um filme de maneira original e criativa.
De maneira geral todo o grupo contribuiu mesmo alguns com seus compromissos profissionais, achamos uma maneira de nós encontrarmos e discutir as ideias. Ao som do instrumental de Hans Zimmer e James Newton Howard mostraremos como ocorre o fenômeno da gastrulação  em anfioxo.

 Grupo: Nayana Silva, Pamela Lemos, Roberta Nascimento e Wendell Silva.