segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Modelo Didático - Stop Motion 2015.2 Desenvolvimento Embrionário

Boa noite pessoal !!

Hoje iremos postar sobre o modelo didático, que é a segunda parte da disciplina de EDP 3, que consiste num filme em Stop Motion para facilitar o aprendizado de alunos do ensino fundamental/médio. Tivemos a ideia de mostrar o desenvolvimento embrionário desde a fecundação até a fase de nêurula, com massa de modelar e uma cartolina com o desenho feito à mão, do sistema reprodutor feminino. Utilizamos um aplicativo disponível para smartphones chamado Estúdio Stop Motion, que é fácil de operar, que tira as fotos e logo em seguida com aquela sequência faz o vídeo podendo escolher a velocidade do mesmo. Nossa maior dificuldade esta sendo modelar as massinhas para que fique bem visível cada fase sendo passada lentamente no processo para ir tirando as fotos e fazendo a sequência. E também precisamos fixar a câmera para que todas as fotos fiquem estáveis, sem tremer. Ainda vamos escolher a música de fundo. Fizemos também uma prévia do vídeo com a entrada dos espermatozoides e a fecundação no oócito II, chegando até a fase de clivagem. Achamos bem divertido esse modelo didático, e o modo de fazer até agora parece ser tranquilo...basta ter paciência haha!


Grupo: Bianca Meneghetti Scarambone, Jonathan de Oliveira Rios, Rayssa Guimarães Resende Santos, Soraya M. Souza. 

Ciência Itinerante - EDP 3 - 2015.2

Boa tarde pessoal !!
Hoje iremos postar sobre a primeira parte da disciplina de EDP 3, que é o Ciência Itinerante, que consiste na elaboração de um texto o qual será posto em circulação nos transportes públicos. 
Quanto à escolha do primeiro tema “Diferença entre uma célula normal e uma célula cancerosa” podemos dizer que a escolha do tema abordado foi feita por um integrante do grupo e todos os outros concordaram por se tratar de um assunto que desperta a curiosidade de muitos. A pesquisa foi muito interessante já que tivemos acesso ao laboratório de patologia da UFTM para nos auxiliar na obtenção de imagens que detalhassem melhor as diferenças observáveis nas células e assim, ir construindo nosso conhecimento em relação ao tema. O temo foi bem aceito pelo grupo e foi o primeiro texto que trabalhamos. Nossa maior dificuldade foi adaptar a linguagem técnico-científica uma acessível a toda população. 
Já o segundo texto: “Riscos do consumo de álcool e tabaco na gravidez” foi um tema bastante discutido entre todos integrantes do grupo, pois queríamos abordar algo universal, atual e de interesse de todos. Então todos entraram em consenso ao escolhermos esse tema. Outra coisa que queríamos deixar bem claro no texto era a quantidade de indivíduos em média que utilizam tabaco e álcool no Brasil.

                                         Texto 1                                                        Texto 2

Grupo: Bianca Meneghetti Scarambone, Jonathan de Oliveira Rios, Rayssa Guimarães Resende Santos, Soraya M. Souza.

Referências:

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
                
YAMAGUCHI, Eduardo Tsuyoshi; CARDOSO, Mônica Maria Siaulys Capel; TORRES, Marcelo Luis Abramides and ANDRADE, Arthur Guerra de.Drogas de abuso e gravidez. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Modelo didático - Extração do DNA da banana

Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal!

     Como é proposto na segunda parte da disciplina de EDP III o desenvolvimento de um modelo didático para apresentação à alunos de ensino fundamental e médio, escolhemos por fazer uma experiência a qual podemos separar o DNA de uma banana de suas demais estruturas celulares.

     Essa experiência foi escolhida pelo grupo devido a sua facilidade de realização, acessibilidade dos materiais que são utilizados e resultado de fácil visualização.


   Foto dos materiais usados



Uma das fotos do procedimento



Foto do resultado obtido



Materiais utilizados:

  • 1 banana
  • Detergente incolor
  • Água
  • Sal
  • Álcool gelado
  • Peneira
  • Utensílios de cozinha (colher, garfo, faca, prato, tigela e copo)


Processo:
  • Adicionar 4 colheres de sopa de detergente incolor em um copo com 90 ml de água (o detergente dissolve as membranas lipídicas e desintegra os envelopes nucleares e os cromossomos das células da banana, liberando o DNA)
  • Adicionar 2 pitadas de sal (o sal proporciona um ambiente favorável ao DNA, contribuindo com íons Na+, neutralizando a carga negativa do DNA)
  • Deixar a mistura descansar por 5 minutos
  • Descascar e amassar bem a banana em um prato
  • Misturar a solução de água, detergente e sal com a banana bem amassada em uma tigela
  • Peneirar a mistura para separar a parte líquida da parte sólida, passando da tigela para um copo transparente
  • Retirar a espuma formada pelo detergente para melhorar a visualização
  • Adicionar o álcool gelado na mistura (é importante que o copo esteja inclinado na adição do álcool para melhorar a visualização. O álcool gelado em ambiente salino faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa branca)
  • Deixar a mistura descansar por mais 5 minutos
  • Já é possível identificar a extração do DNA da banana (o DNA não se dissolve na concentração e temperatura utilizadas nesse experimento. Pelo fato do DNA ser menos denso que o álcool e a mistura aquosa com os restos celulares, ele forma a primeira fase da mistura, a fase filamentosa branca)


     O resultado final atendeu às expectativas do grupo. Para a próxima parte da disciplina, o desenvolvimento do processo em um vídeo usando a técnica Stop Motion, serão utilizadas fotos do grupo realizando a experiência e para mostrar os detalhes microscópicos, o grupo foi orientado a usar desenhos didáticos.


Grupo: Camila Moreira de Andrade, Carolina Silva Sanches, Fernando César, Thiago Polozzi Lacerda.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

EDP III- CIÊNCIA ITINERANTE. 2015.2

Boa tarde, pessoal!!

Hoje iremos fazer a postagem dos nossos textos do Ciência Itinerante, que é a primeira parte da disciplina de EDP três. Iremos também contar um pouco de como escrevemos os textos, as dificuldades que tivemos e outras coisas, como a escolha do tema.
O primeiro texto tem como tema: Curiosidades sobre frutos. Escolhemos esse tema pelo fato de muitas pessoas não terem conhecimento sobre esse assunto, como também por ser  uma curiosidade bem legal para se compartilhar.
Nossas principais dificuldades nesse texto, foram conseguir transformar o assunto numa linguagem fácil e bastante acessível para o entendimento de todos e também, conseguir encaixar o texto dentro das normas de quantidade de caracteres impostos pelo C.I. E então, chegando finalmente no conteúdo, nós tivemos a intenção de explicar um pouco melhor sobre os diferentes tipos de frutos que existem e suas origens, assim como alguns exemplos.
Referências:SLIDES CEDIDOS PELO PROFESSOR DIEGO NAHAS;
LIVRO: GLÓRIA, Beatriz Appezzato da; GUERREIRO, Sandra Maria Carmello. Anatomia Vegetal. 2. ed. Viçosa: Ufv, 2006.
SITE DA USP.

                                                      Texto 1.
 
O segundo texto, tem como tema: Gravidez com ajuda da ciência. Esse tema foi escolhido por um integrante do grupo que teve muita afinidade com uma matéria eletiva do período passado (2015.1), contudo, foi escolhido também por ser um tema bastante atual e que desperta bastante interesse na população. As principais dificuldades foram novamente conseguir condensar o conteúdo de maneira que ele se tornasse acessível ao público, sem exceder os limites impostos. O assunto do qual tratamos é de grande interesse dos casais e mulheres que não conseguem engravidar, seja por condições normais ou induzidas, como pelo consumo excessivo de substâncias tóxicas.
 As informações utilizadas para a montagem do texto foram todas retiradas dos materiais disponibilizados pelo professor Carlos Henrique Medeiros de Araújo durante o curso eletivo de Introdução à Reprodução Humana.

                                                      Texto 2.

Grupo: Camila Moreira De Andrade, Carolina Silva Sanches, Fernando César, Thiago Polozzi Lacerda.