terça-feira, 30 de julho de 2013

Modelo Didático

Com o intuito de facilitar o aprendizado, de forma mais lúdica e criativa, criamos um modelo didático que representasse a divisão mitótica da célula animal. Pra montar esse material pensamos em ingredientes de fácil acesso e baixo custo. O material utilizado para representar as fases da mitose, mostrando as organelas associadas a esse processo, foi a massinha de modelar feita com farinha de trigo, água, sal, óleo e suco de diferentes sabores para corar a massa, e palitos para representar as fibras do fuso.

- Ingredientes para a massa:
   - meio pacote de farinha de trigo;
   - um copo de óleo;
   - um copo de sal;
   - um copo de água;
   - corante culinário ou suco em pó de diferentes sabores.
- Como preparar:
   - misture tudo em uma vasilha e solve a massa até dar o ponto de massinha, quando chegar ao ponto separa em quantidades diferentes e colora com os sucos ou o corante.

- Resultado:






Grupo: Luiz J F Gruppi. Manoela Lelis, Rafael Barbosa.




segunda-feira, 29 de julho de 2013

Modelo didático: uma proposta simples para o sistema esquelético e sua interação com o muscular.


Um desafio para os professores de uma maneira geral é poder construir modelos que os auxiliem a passar conteúdos aos alunos de uma forma mais concreta, palpável, e ao mesmo tempo, sem ter acesso a muitos recursos para isso – realidade de grande parte das escolas públicas. Com isso, a construção de materiais didáticos simples e eficazes é o maior desafio, exigindo muito da criatividade dos educadores.

Como já cursamos a disciplina "Noções de Anatomia", pensamos em construir um modelo que mostrasse o sistema esquelético como um todo e, como sugestão dos professores, também sua interação com o sistema muscular. Os materiais utilizados foram os seguintes:
  • 1 placa de isopor
  • Reforço em um dos ossos de EVA 
    com palito de picolé.
    1 bexiga vermelha;
  • 2 folhas de EVA 
    (uma branca e 
    uma de outra cor);
  • 2 palitos de sorvete;
  • Arame;
  • Alfinetes;
  • Cola quente;
  • Fita crepe;
  • Tesoura.

       Um modelo do sistema esquelético impresso numa folha A4 foi o molde para recortarmos os ossos no EVA. Com uma das folhas recortamos os ossos, e a outra servirá como base para fixá-los. Com arames, pudemos fazer as ligações de cotovelos e joelhos, garantindo sua mobilidade. Já nas junturas à altura dos ombros e na porção superior do fêmur, utilizamos alfinetes para fixá-los dando também mobilidade nas peças. Assim, temos o modelo de sistema esquelético pronto.
Modelo didático finalizado.
       Uma placa de isopor foi utilizada como base para a fixação do EVA preto. Para mostrar a interação do sistema esquelético com o muscular, tivemos de reforçar a base de EVA dos ossos com palitos de sorvete (colados com cola quente), por representarmos o bíceps com uma bexiga (e somente o EVA não resistiria à força exercida por ela).  No caso, utilizamos uma bexiga vermelha, pois com ela poderíamos representar a contração do músculo junto ao osso. O bíceps é um músculo longo, de acordo com a classificação dos músculos, quanto a sua forma.  Prendemos os dois com a fita crepe, fazendo o papel dos tendões (além de sua cor lembrar os tendões). Os tendões são formados por tecido conjuntivo e apresentam a função de se aderir fortemente à camada óssea, fixando assim o músculo ao osso.
Vista lateral do modelo, onde é possível 
observar a contração muscular do bíceps.
       Com o modelo didático pronto, a ideia é que ele possa ser até fixado em um mural, e puxando a corda amarrada na ponta da mão direita do modelo, o aluno possa ver o mecanismo em ação. A próxima etapa é produzirmos um vídeo utilizando esse modelo didático e a técnica Stop Motion (que pode ser vista em http://edptres.blogspot.com.br/2013/08/sistema-esqueletico-do-modelo-didatico.html)



Grupo: Fernanda Assis Moraes ; Guidson Martins .

Modelo Didático - Fases do Desenvolvimento do Embrião Vegetal

      No nosso projeto nós iremos realizar todas as etapas do desenvolvimento embrionário do vegetal, de uma eudicotiledônea. Partindo do zigoto até a germinação. Para realizar, elaboramos um modelo feito em massa de modelar com as principais fases, para posteriormente fazermos as transições entre as fases produzindo um vídeo em stop motion.

Obs: Utilizamos uma massa para o modelo, que ao entrar em contato com o ar, ressecou e ficou quebradiça. Portanto, optamos por utilizar outra massa de modelar.



GRUPO: Eduardo Gazola Bonadio e Bianca Elias Alves

Modelo Didático- Desenvolvimento Embrionário

Boa tarde  pessoal,
Nesta etapa da disciplina de EDP tivemos que escolher algum assunto  que já foi  estudado  nas  matérias especificas que temos e depois o  objetivo seria  montar um modelo  didático, que mais tarde irá servir  para fazer o  stop-motion. Escolhemos fazer sobre o desenvolvimento  embrionário  que está inserido  na matéria de Embriologia.

Logo de inicio já sabíamos o material que iriamos utilizar, optamos por usar a massinha de modelar. A maior dificuldade foi  representar as fases do  desenvolvimento  embrionário na massinha e também  padronizar as cores. A fase mais difícil  de modelar foi  a nêurula por causa dos vários detalhes.







Grupo: Ana Caroline Carvalho e Daniela Cristina dos Santos 

terça-feira, 9 de julho de 2013

Ciência Itinerante

       Em Estudos e Desenvolvimento de Projetos lll , realizamos um projeto de ciência itinerante, voltado para a divulgação de curiosidades de ciências biológicas nos ônibus de Uberaba.  Este projeto é voltado ao público geral, com uma linguagem acessível à todos.

  O primeiro tema escolhido foi sobre germinação, onde explicamos o que acontece e como é o desenvolvimento de uma planta. Foi usado o exemplo da germinação do feijão, pois plantar feijões em algodão é  uma prática bem comum entre as crianças e desperta muita curiosidade nas crianças e adultos. Desta forma mostramos o que é cada parte da semente, e onde encontramos o embrião, que após encontrar as condições necessárias para sua germinação, irá  crescer e se tornar uma plantinha ou uma árvore gigante.
Para este tema usamos o conhecimento que já possuímos na matéria de Células e Tecidos Vegetais.


   O segundo tema escolhido foi sobre o zigoto, pois é um tema bem interessante e  explica como origina o ser humano. Neste assunto foi abordado a origem do ser humano e que ele foi apenas uma célula e posteriormente, houveram várias divisões celulares até originar um ser humano completo. Para desenvolver este folheto utilizamos todo o conteúdo apresentado nas aulas de Embriologia do professor Carlos.


GRUPO: Eduardo Gazola Bonadio e Bianca Elias Alves 


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ciência Itinerante.

Nesse momento da disciplina de EDP III trabalhamos com a elaboração de textos sobre assuntos relacionados à ciência, com o intuito de levar conhecimento para pessoas leigas ao assunto. O projeto, ainda em desenvolvimento, é de instalar esses textos contendo alguma curiosidade cientifica em ônibus públicos que circulam pela cidade de Uberaba.
Para a elaboração e edição do textos gastamos três semanas: a primeira fizemos o texto completo com a edição no Power Point e apresentamos para os professores darem a primeira vista dos trabalhos e orientar o que precisava ser mudado, na segunda semana apresentamos novamente para os professores com as devidas mudanças e por fim na terceira semana entregamos os trabalhos da turma inteira em um CD.
O tema dos textos deveriam estar de acordo com as disciplinas só terceiro período, o qual a turma está no momento, e escolhemos abordar os seguintes temas: "Por que comer muito engorda?" de acordo com a disciplina de Histologia que estamos cursando, e "Reprodução das plantas" de acordo com assuntos da disciplina "Célula e Tecidos Vegetais".



Grupo: Luiz Jerônimo Ferreira Gruppi, Manuela Lelis, Rafael Barbosa.

Fitorremediação e Desenvolvimento Embrionário no Ciência Itinerante


Na disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III (EDP III), estamos confeccionando pequenos artigos sobre temas relacionados a disciplinas que estamos fazendo nesse semestre. Com uma linguagem simples, a intenção é poder levar um pouco do que aprendemos na universidade para pessoas comuns, que utilizam principalmente o transporte coletivo de nossa cidades (onde pretende-se implantar os textos criados).

Um dos temas escolhidos por nós foi a Fitorremediação. Essa técnica permite e remoção ou contenção de substâncias perigosas do ambiente, com a utilização de algumas espécies de plantas. É uma técnica de despoluição que pode ter um custo de implantação menor se comparada a outras, além de não se fazer necessário o uso de máquinas ou muitos produtos químicos.


Sobre o assunto, existe muito material de qualidade disponível na internet, como notícias, artigos científicos e também de revistas. Uma pequena dificuldade encontrada foi somente para conseguir a imagem de ilustração, pois como queríamos utilizar o exemplo do girassol, uma ótima foto seria a de uma plantação de girassóis (a qual não encontramos). Recorremos à uma floricultura, mas a melhor foto que conseguimos foi no quintal da casa de uma amiga. O resultado final pode ser visto acima.

O segundo tema escolhido foi o desenvolvimento embrionário. Estávamos aprendendo na disciplina de Embriologia, com o professor Carlos, sobre o assunto, por acaso nos lembramos de ter estudado no ensino médio que nas fases iniciais do mesmo, os vertebrados se assemelham. Achamos isso uma curiosidade um tanto quanto interessante, escrevemos brevemente cada uma das fases do desenvolvimento, por fim falamos sobre tal semelhança.


Para escrever, utilizamos o conhecimento adquirido em sala de aula, bem como uma linguagem acessível para a compreensão de todos os leitores. Uma das imagens utilizadas para ilustrar o texto foi retirada da internet, a outra foi feita por nós.

Foi fundamental a ajuda dos professores Carlos, Flávia e Patrícia nas correções dos textos, para que tivéssemos a tranquilidade de estar montando um bom material. E futuramente, com os artigos do Ciência Itinerante circulando pelos ônibus da cidade, estaremos contribuindo para a popularização de assuntos da ciência, além de os levar para muitas pessoas que talvez não teriam acesso a esses temas em seu dia-a-dia.

GRUPO: Fernanda Assis Moraes ; Guidson Martins.

Ciência Itinerante

Ciência Itinerante

Boa Tarde

Nossa próxima atividade tinha como intuito de escolhermos algum tema relacionado com as matérias que estamos cursando nesse período. A grande tarefa foi escrever um texto  de fácil  compreensão  para todos .Outra grande dificuldade foi  colocar o  textos nas especificações certas, mas no  final  deu  tudo  certo. Bom espero que vocês gostem.





Grupo: Ana Caroline Carvalho, Daniela Cristina dos Santos e Mailly M. Nomura de Oliveira