quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Importância de uma boa fotografia para microscopia

                                           

Olá pessoal,
                Fizemos uma aula prática de microscopia óptica para aprender como tirar uma boa foto das lâminas estudadas.
                Uma boa fotografia têm a importância de levar conhecimento, através de livros, congressos, artigos, aulas, entre outros. Sendo assim, utilizam-se várias técnicas para aperfeiçoar de uma melhor maneira a fotografia da lâmina escolhida.

(Folha de Elodea. Aumento de 400X.)

                Um microscópio Óptico contém várias partes, que podem ser ajustadas para se obter uma melhor visualização da lâminas. As principais parte para ajuste são:

- Ocular: lente com aumento de 10x para ampliar a imagem
- Objetivas: Lentes com aumento de 4x, 10x, 40x, 100x
- Macrométrico: Utilizado para movimentar a mesa para baixo ou para cima onde está posicionada a lâmina.
-Micrométrico:  Utilizado para focalizar a lamina para melhor visualização da imagem.
-Charriot: Utilizado para movimentar a lamina em todos os sentidos, buscando a posição desejada.
-Condensador: Instrumento para fornecer a passagem de luz.
-Diafragma: Permite o controle de luz.

                Nesta aula observamos  através do microscópio óptico, para 5 observadores, sendo que apenas uma pessoa poderia manuseá-lo, e as outras 4 observar. Foi observado o meristema apical de um caule, e durante o tempo todo, a professora, Flavia de Sousa Lima nos mostrou quais os procedimentos para o ajuste de uma lamina para uma boa foto. Para isso ela nos mostrou como utilizar cada parte do microscópio citadas acima, contudo esse microscópio não contem o instrumento correto para se tirar as fotos, com isso tivemos que tirar as fotos diretamente das lentes oculares.

Grupo: Bianca Elias Alves e Eduardo Gazola Bonadio

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Microscopia, fotografia e o estudo da vida

         Com a curiosidade humana de desvendar o desconhecido, e o avanço da ciência, surgiu no século XVII, o microscópio, instrumento que possibilitou o conhecimento de estruturas invisíveis aos nossos olhos, como a célula, unidade básica da vida. A microscopia é uma das ferramentas mais importantes para os estudos em diversas disciplinas do curso de Ciências Biológicas, como Biologia Celular, Histologia e Anatomia Vegetal. Com tamanha importância, o uso de técnicas adequadas para o manuseio desse equipamento pode permitir uma observação detalhada do material em estudo e com grande qualidade. Devido ao tempo restrito no laboratório, a fotografia é um recurso muito útil para estudos posteriores e até reprodução das fotos para fins didáticos.
         Existem dois tipos de microscópio: Óptico e Eletrônico. O microscópio óptico tem como mecanismo básico de aumento a luz, e o eletrônico, os elétrons, tendo este último um maior poder de aumento, já que os comprimentos da luz não possibilitam a resolução de objetos menores que 400 nm.
         As principais partes de um microscópio óptico são:
Tubo ou canhão: local onde o observador vê a imagem sendo ajustável a angulatura dos olhos pode existir com um tubo chamado de mononucleares, 2 tubos chamado de binucleares e mais de 2 chamados de multinucleares;
Lente objetiva: aumenta o limite de resolução (capacidade de diferenciação entre dois objetos), sendo geralmente de 4x, 10x, 40x e 100x.
Lente ocular: que serve para aumentar a imagem formada pela objetiva podendo oferecer o aumento de 5x, 8x ou 10x, conforme o microscópio;
Revolver: local onde estão as lentes objetivas;
Mesa ou platina: onde colocamos as lâminas em cima, podendo ser móvel ou não;
Condensador ou diafragma: local  que permite o fornecimento de luz para a visualização do objeto.
         Para fotografar as imagens observadas no microscópio, contamos com a ajuda do diafragma. O diafragma nos permite controlar os feixes de luz, assim podemos obter a quantidade de iluminação necessária para a obtenção de uma boa imagem para ser fotografada. O diafragma funciona da seguinte maneira: quando aberto totalmente, uma maior iluminação é obtida, e quando fechado elimina raios de luz laterais.

         Nas aulas práticas dos dias 3 e 10 de junho de 2013, tivemos uma aula com os professores Flávia de Sousa Lima, Patrícia Andressa de Almeida Buranello e Carlos Henrique Medeiros de Araújo, onde num primeiro momento observamos uma lâmina de meristema apical de um caule em um microscópio óptico multiusuário (que possui 5 pontos de observação), onde apenas uma pessoa o manuseava, enquanto os alunos observavam (Figura 1). Em seguida, no laboratório ao lado, vimos outras lâminas, onde pudemos praticar tirar fotografias nos microscópios (Figura 2).
         Entretanto, para a aula não tínhamos disponível um adaptador próprio para acoplar uma câmera fotográfica ao microscópio, o que facilitaria a obtenção de imagens. Utilizamos câmeras fotográficas digitais comuns, tendo as fotos utilizadas neste texto.

Grupo: Fernanda Assis Moraes, Guidson Martins, Jonathan de Oliveira Rios, Luma Astun Lopes. 3º período de licenciatura em Ciências Biológicas.

Referências

LINS, Dulce; ALÉCIO, Eduardo. Microscopia Óptica. 2009. Disponível em:< http://recife.ifpe.edu.br/recife/microscopio_otico.pdf>. Acesso em: 15 jun.2013.

BITEENCURT, Simone. Microscópio De Luz. 2009. Disponível em: <http://www.neurofisiologia.unifesp.br/microscopiodeluz.htm>. Acesso em: 15 jun.2013.

DESSEN, Eliana Maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge; BUENO, Regina De Siqueira Conhecendo O Microscópio. Disponível em: <http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wpcontent/uploads/2011/04/Microscopia_2.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013.

RUBIN, Charles. Como Funciona O Microscópio. 2013. Disponível em: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4518/como-funciona-o-microsc-pio.html>. Acesso em: 15 jun.2013.


Aula Prática- Noções de Fotografia para microscopia

Boa tarde

Nesta primeira postagem vamos compartilhar a aula prática que tivemos sobre a fotografia na microscopia. 

Na aula pratica conhecemos um microscópio que permite mais de um observador, totalizando cinco pessoas observando o mesmo material. A professora Dra. Patrícia foi explicando como ajustar a luz e ao mesmo tempo observávamos o que acontecia com a imagem e a movimentação de cada parte do microscópio. Após a explicação da professora fomos ao laboratório do lado tentar tirar fotos dos materiais que estavam nos microscópios. Como foi a primeira vez que tentávamos tirar fotos no microscópio tivemos um pouco de dificuldade, assim as fotos não ficaram tão boas. Os materiais que foram fotografados são: célula de elodea, célula da raiz de cebola e tecido conjuntivo.

( câmera fotográfica zoom 4x,oculares 10x e objetiva 40x)

Foto


Na célula da raiz da cebola observamos algumas fases da divisão celular como a interfase, à metáfase e a anáfase.
( câmera fotográfica zoom 4x,oculares 10x e objetiva 40x)

Foto



No tecido conjuntivo observamos uma cartilagem
(câmera fotográfica zoom 4x, oculares 10x e objetiva 40x)

Foto


Grupo:

Ana Caroline Carvalho – Daniela Cristina dos Santos – Mailly M. Nomura de Oliveira
Bom Tarde!
No dia 3 de junho, nós tivemos uma aula com a professora Flávia sobre como regular o microscópio óptico. Esse procedimento é importante para proporcionar uma boa visualização da amostra estudada, isso garantirá uma melhor qualidade nas fotos que poderão servir de registros para estudos.
Fomos a um laboratório equipado com um microscópio muito legal que pode ser utilizado por cinco pessoas ao mesmo tempo. A professora manuseou o equipamento enquanto observamos, ela explicava o que acontecia com a movimentação das partes do microscópio e com a imagem observada na lente ocular. 

Microscópio óptico utilizado na aula. (via maquina fotográfica)

Depois fomos para o laboratório ao lado aonde tinha vários microscópios com lâminas de diferentes tipos de tecido. Nós observamos o material presente nas lâminas, e tivemos que ajustar o foco e tentar tirar as fotos com câmeras e celulares. É muito difícil essa parte, principalmente para quem não tem prática. Tivemos um pouco de dificuldade em conseguir pegar as imagens, percebemos que facilita o procedimento se tirarmos o apoio da ocular para encaixar a lente da câmera, mas depois de muitas tentativas usando o zoom da câmera, conseguimos as imagens. Já para obter as imagens com a câmera do celular é mais complicado, pois o celular só possui o zoom digital, por isso foi necessário chegar bem próximo da ocular tentando achar os focos e as posições necessárias. Essa aula foi interessante e legal, pois serviu de treinamento para as próximas fotos. E até que o resultado não foi tão ruim assim.

Célula da raiz de cebola em Anáfase. Aumento de 400X. (via celular)

Tecido Adiposo. Aumento de 400X. (via celular)

 Folha de Elodea. Aumento de 400X. (via maquina fotográfica)
 
Epitélio simples cúbico e glândulas endócrinas vesiculares da Tireoide. Aumento de 40X. (via maquina fotográfica) 

Alunos: Luiz J. F. Gruppi;  Camila Mira; Rafael Barbosa, Manuela Lelis.