quinta-feira, 28 de março de 2013

Boa noite pessoal,

    Nesta etapa da disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projeto III desenvolvemos uma maquete sobre o funcionamento da bomba sódio e potássio, já no início sentimos dificuldades em lidar com os materiais escolhidos para o trabalho, pois alguns não se encaixavam adequadamente ao trabalho, depois de passarmos por essa dificuldade foi mais tranquilo e fluiu bem, apenas alguns ajustes depois de pronto. A maior dificuldade foi na hora de montar o stop motion, pois na forma que estava montada a maquete, não foi possível mover as peças, foi quando tivemos a ideia de deitar o modelo, e acabou dando certo. Bom é isso, valeu muito a pena desenvolver essa etapa, aprender a montar o stop motion será de grande utilidade no decorrer de nossa vida acadêmica e durante nossa carreira como professores!!!



Modelo Didático - A Fagocitose da Ameba


Olá Pessoal,

Nesta etapa da disciplina de EDP tivemos que escolher algum assunto que já foi estudado, dentro das matérias específicas que temos (Célula e tecidos vegetais, Morfofisiologia celular e tecidual e Princípios químicos e bioquímicos ) e depois montar um modelo didático,que mais tarde irá servir para fazer o stop-motion. Escolhemos fazer sobre a Fagocitose que está inserido na matéria de Morfofisiologia celular , para ser mais específico: a digestão intracelular, uma ameba fagocitando uma bactéria.
No começo não sabíamos qual seria o melhor material para a fabricação desse modelo, queríamos algo que fosse prático para o manuseio e que fosse disponível pra aplicá-lo dentro da sala de aula.
Resolvemos fazer com massinha, já que é um material mais fácil de manusear. Depois de ter resolvido sobre o material, procuramos moldes e pesquisamos sobre ameba, as organelas contidas nesses organismos e os quais estão relacionados com a digestão intracelular.
Tivemos dificuldades na hora da montagem, já que foram feitos moldes para que todas as amebas ficassem iguais, não possuíamos massinhas suficiente para fazer todas as 8 da mesma cor, então acabamos fazendo uma de cada cor e na hora de passarmos para a base que era de isopor, acabavam quebrando algumas partes, retornávamos a refazê-las.
Levamos 3 dias para montar tudo, devido as dificuldades do grupo em se reunir.
Foram feitas legendas das organelas e os processos envolvidos nas etapas da digestão,fazendo com que houvesse uma melhor compreensão.
Grupo: Bruna Antunes, Isabela Castro, Suzane Brochine, Tainá Maraucci.

Modelo didático - A Célula e suas organelas

Olá pessoal,
aqui mostraremos o material didático que foi proposto nesta etapa da disciplina de EDPIII.
Nosso grupo, a partir de um desenho da célula eucarionte (célula que contem o material genético) decidiu realizar uma maquete, ou seja um modelo da célula com materiais de fácil acesso disponíveis em papelarias e lojinhas de 1,99. A idéia foi propositalmente pensada para realizarmos o stop motion em seguida.
Com uma bola grande de isopor fizemos a membrana, pintamos de amarelo, secamos com a ajuda de um ventilador, e dentro colocamos um pedaço de esponja e um plástico para jogarmos os seis potinhos de gel que compramos, o gel é o citoplasma. Com massinhas fizemos todas organelas e o Zé, o menininho que irá entrar na célula e apresentar todas organelas. Realizamos o trabalho em menos de uma semana, compramos os materiais em um dia e em dois dias fizemos o modelo.




Grupo: Helena Borges, Lineker Faria, Mariana Baptista, Aline Martinelli, Ana Beatriz L.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Modelo Didático: A Membrana Plasmática

Olá pessoal,
Nesta etapa do curso de EDPIII desenvolvemos um modelo didático, no qual nosso grupo escolheu trabalhar com a membrana plasmática e, consequentemente, a utilizaremos na próxima etapa do curso, que será o stop motion, para demonstrar os tipos de transporte passivo e como eles acontecem através da membrana. Durante a montagem do modelo didático encontramos muitas dificuldades em achar o material ideal para a montagem e também durante o processo de montagem, devido aos muitos detalhes que deviam ser bem visualizados. Foram exatamente dois dias inteiros utilizados para a montagem do modelo, devido a grande dificuldade que o grupo teve de se reunir. Iniciamos o trabalho com o corte e pintura das bolinhas de isopor que seriam a parte do glicerol do lipídio, depois o corte e colagem da parte que seria o ácido graxo dos lipídios. As proteínas transmembranas e periféricas foram feitas com biscuit e fixadas com palitos de dente. Já na etapa final do processo de montagem da membrana plasmática, pintamos a placa de isopor e colamos todas as partes, sendo uma parte da membrana móvel os lipídios foram fixados com velcro, tornando-se peças para uma suposta montagem.








Camila Saggioro, Bruno Ferreira, Letícia Morais, Raphael Guimarães, Dianny Cavagna.