quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ciência Itinerante

Olá Pessoal,

   Depois de todo o processo e dificuldades, já documentados anteriormente, aqui estão nossos trabalhos prontos para quem quiser conferir. Esperamos que gostem!




Grupo:  Igor Ballego, Letícia Costa, Mirley de Oliveira, Pedro Henrique Morais e Rejane Leal.

Ciência Itinerante
Olá!
Viemos por meio desta publicação explicar um pouco sobre o ciência itinerante e postar os textos produzidos pelo nosso grupo.O projeto ciência itinerante tem por principal objetivo promover meios de informação a população, através de textos produzidos pelos acadêmicos da graduação de ciências biológicas que circularão nos ônibus. Para realizar esse trabalho, nos respaldamos nas três disciplinas que estão sendo ministradas no atual período em que cursamos – Bioquímica; Morfofisiologia celular e tecidual e Células e tecidos vegetais. Os temas escolhidos pelo grupo foram Plástico Biodegradável e Medula Óssea. O primeiro tema a ser escolhido, do plástico biodegradável, surgiu de uma revista cientifica (Revista ciência e tecnologia no Brasil – Pesquisa FAPESP) e despertou interesse, principalmente pelo fato de ser uma opção em estudo para umas das maiores porções do lixo que fabricamos; as embalagens plásticas. Na produção do texto encontramos dificuldades de adaptar o assunto a uma linguagem simples e de fácil compreensão e de encontrar referencias bibliográficas, tendo em vista que esta é uma pesquisa recente sem muitos artigos publicados na área. O segundo tema, medula óssea, por sua vez, foi escolhido pelo grupo por ser um assunto que envolve muitas duvidas em torno e ser de utilidade publica. O tema apresentava uma rica bibliografia e a maior dificuldade do grupo foi conseguir produzir um texto curto, simples contendo todas as informações necessárias, tendo em vista que estas, não eram poucas. Os textos foram produzidos dentro de uma formatação parâmetro (fonte, fundo, etc.). Sendo este inteiramente de autoria do grupo, incluindo as imagens da manga e da onde da medula óssea, obtida com o auxilio do professor Antonio Menezes (Patologia-UFTM). Foram atividades trabalhosas, porem resultou no conhecimento e o enriquecimento de assuntos pouco conhecidos pelo grupo.
Esperamos que tenham gostado!

Até a próxima publicação!

Mariana Mendes
Mateus George 
Luciana Barbosa
Elis Laura Garcia
Marilu Paulino
Maryssa Zecchin

Olá Pessoal,

       Nesses últimos dias, o grupo recebeu a tarefa de desenvolver o Ciência Itinerante. Esse trabalho era criar textos informativos, didáticos, e muitas vezes, curiosos. O grupo precisou criar dois textos, e esse processo não foi tão fácil. A primeira dificuldade foi decidir por dois temas, relacionando-os as matérias que o grupo está vendo: Anatomia Vegetal, Bioquímica e Morfofisiologia Celular e Tecidual. Os temas escolhidos pelo grupo estão relacionados com os dois últimos, e eles são: Como os calmantes agem no nosso organismo e Como surgem as rugas.
       Os textos foram escritos com os conhecimentos adquiridos em sala de aula e com algumas pesquisas feitas na internet. Foi interessante elaborar esse texto, já que a maior dificuldade foi escrever um texto informativo, porem usando uma linguagem mais simples, sem parecer um texto muito científico.
       Depois, outra dificuldade foi o grupo colocar esse texto pronto em um plano de fundo e formatá-lo adequadamente... Demoramos a perceber que nem era tão difícil. E com o trabalho quase pronto, os textos ainda passaram por algumas correções com o auxilio dos professores. No fim deu tudo certo. Levaremos os textos em um cd para os professores e depois essas matérias serão expostas para a população. 

Grupo: Amanda Marques, Ana Carolina Roque, Jacqueline Hipólito, Jéssika Borges, Pedro Gomes e Tatiane Barbosa.

Ciência Itinerante

Bom dia!
No decorrer das aulas de EDP III, os professores propuseram a produção de alguns textos para o "Ciência Itinerante". Estes deveriam estar relacionados com as matérias específicas e serem escritos de maneira simples, pois seriam colocados em circulação nos ônibus de Uberaba. Tivemos que escolher entre Células e Tecidos Vegetais , Morfofisiologia Celular e Tecidual e Bioquímica e optamos pelo primeiro, pois já tínhamos dois tópicos que acreditamos despertar interesse na população e um novo tópico surgiu no decorrer da atividade. Os professores Flávia, Carlos e Vera deram instruções para a produção dos textos, que deveriam ser padronizados e seguidos por todos os grupos, com as seguintes orientações: folha A4; imagem de fundo e letras determinadas pelos professores; texto divido em duas colunas; uma foto de arquivo pessoal no canto superior esquerdo com legenda e uma caixa de texto com o nome dos integrantes do grupo.
O primeiro tema escolhido foi a interconversão dos plastídeos relacionado a maturação dos frutos, o que pode ser observado quando há mudanças na coloração, como por exemplo, no pimentão (amarelo e vermelho). Este tema desperta curiosidade pois é algo que pode ser observado no nosso dia-a-dia. Assim como o primeiro, o segundo está relacionado a matéria de Células e Tecidos Vegetais, com um tema de curiosidade geral. O assunto foi a degradação da lamela média que pode ser observada pela "maciez" do fruto com o passar do tempo, como por exemplo, no mamão. Assim como os anteriores, o último tema está ligado a matéria de Células e Tecidos Vegetais e aborda como cada tipo de coloração presentes nas flores é capaz de atrair polinizadores diferentes.
A nossa maior dificuldade foi escrever o texto no power point, formatando-o de acordo com os padrões exigidos pelos professores, pois não tínhamos experiência nesta forma de produzir. Nas aulas seguintes, levamos os textos para que pudessem ser corrigidos antes de serem colocados em circulação e foram feitas algumas alterações até chegar a produção final. Os textos prontos de todos os grupos estão em um CD e serão levados na próxima aula para que os professores escolham quais serão colocados em circulação.

Grupo: Alan Assunção, Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Bacalá, Gabriela Lima e Laís Milagres.

quarta-feira, 25 de abril de 2012


  Boa tarde! 
Durante nossas aulas de EDP III, tivemos que escrever dois tipos de textos relacionados a qualquer uma das matérias especificas que temos (Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal) para o trabalho de Ciência itinerante. No processo de decisão do tema, a princípio, o grupo teve a ideia de abordar o tema fungos ou bactérias tendo em vista que na nossa visão seria um assunto interessante para a população, porém o mesmo não foi escolhido por acharmos que o tema não se encaixava nas matérias propostas (Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal). Então, o grupo decidiu escolher algo que chamasse a atenção das pessoas e que fosse parte do cotidiano delas. Ocorreram-nos dois temas abordados anteriormente nas aulas de anatomia vegetal, que são alterações do plastídeo (interconvecção) que altera a coloração dos frutos, por exemplo, tomate, pimentão, etc; e o crescimento das plantas, principalmente em relação às podas das regiões meristemáticas. Após serem escolhidos os temas, começamos a escrever sobre eles. Tivemos grandes dificuldades de transmitir o conhecimento científico em uma linguagem mais acessível à população e também sintetizar o conteúdo de forma que fosse possível introduzi-lo no formato do projeto ‘Ciência itinerante’ pré- estabelecido. Com base nos nossos conhecimentos e nas aulas assistidas conseguimos escrever sobre os dois temas. Os professores propuseram uma aula para que pudéssemos apresentar o esboço do nosso projeto e fazer as devidas correções. Nessa aula a professora Flávia e o professor Carlos nos sugeriram que fizéssemos algumas alterações nos textos. Após as correções feitas levamos os textos modificados para a professora Flávia analisar. Depois disso tivemos que ajustar mais alguns detalhes, de acordo com a correção da professora. Com os textos já prontos e corrigidos, levaremos os mesmos em um CD para os professores, e assim poderão sair para circulação.

Grupo:  Igor Ballego, Letícia Costa, Mirley de Oliveira, Pedro Henrique Morais e Rejane Leal.